O trabalho da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde consiste em eliminar o vetor responsável pela transmissão da dengue, a fim de se ter o menor número possível de casos positivos de dengue em Erechim.
“Visto que o vetor transmissor da dengue (mosquito Aedes aegypti) precisa picar uma pessoa com dengue para se contaminar e só depois começar a transmitir a doença, sempre que houver alguém com a doença confirmada ou apenas com suspeita de dengue, já são iniciados os trabalhos para a eliminação dos vetores existentes (mosquito adulto), bem como de recipientes com larva ou propícios a criação das mesmas”, explica o secretário de Saúde Vianei Mueller.
O trabalho se divide em duas etapas, sendo realizada a remoção física dos recipientes com larvas, ou água parada que possam virar criadouros durante o dia, pelos Agentes de Combate a Endemias. No entardecer, crepúsculo e a noite, devido a inversão de temperatura, é realizado o Bloqueio de Transmissão Viral, ou seja a aplicação do inseticida para a eliminação do mosquito adulto.
O produto é aplicado neste horário, pois devido a inversão da temperatura as partículas do inseticida permanecem no ar por mais tempo, abrangendo um número maior de mosquitos voando.
Este trabalho é realizado na casa do suspeito e em um raio de aproximadamente 150 metros em torno da sua residência, a fim de reduzir ao máximo o número de mosquitos que estejam próximo a este doente e que possam picar o mesmo, se tornando contaminados e disseminando a doença para outras pessoas.