Deputado Paparico Bacchi solicita levantamento de usuários das Apaes prejudicados por fraudes no INSS
Documento foi encaminhado aos presidentes das entidades em todo o Rio Grande do Sul para obter informações para subsidiar ações legislativas e fiscalizatórias.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), deputado Paparico Bacchi, encaminhou nesta semana um ofício às entidades do Rio Grande do Sul solicitando, com urgência, informações detalhadas sobre beneficiários atingidos por fraudes recentemente apuradas pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As investigações revelaram o desvio de recursos públicos por meio de descontos indevidos em benefícios previdenciários, afetando diretamente aposentados e pensionistas. De acordo com a CGU, R$ 6,3 bilhões em aposentadorias do INSS foram desviados entre 2019 e 2024. No primeiro semestre de 2024, foram registrados 742.389 pedidos de cancelamento de descontos associativos indevidos. Em 95,6% dos casos, os aposentados afirmaram que não autorizaram esses descontos.
Com o objetivo de identificar os usuários prejudicados e promover a reparação dos danos, o parlamentar solicitou às APAEs gaúchas o envio das seguintes informações: relação de beneficiários vinculados às entidades que tenham sido atingidos pela fraude; valores descontados indevidamente (quando houver registro); período em que os descontos ocorreram; e outras informações que possam contribuir para a apuração e restituição dos valores.
Segundo o Deputado Paparico Bacchi, a iniciativa tem como finalidade subsidiar ações legislativas e fiscalizatórias para garantir que os recursos desviados sejam recuperados e destinados corretamente aos beneficiários legítimos, além de fortalecer os mecanismos de prevenção a novas irregularidades no sistema previdenciário.
Por Assessoria de Comunicação