Dois secretários municipais e o diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha estão indo a Brasília em busca de recursos para Erechim. Uma vez que nossa cidade e região do Alto Uruguai, não conta com deputado federal para defender os nossos interesses na capital federal.
Os secretários de Coordenação e Planejamento, Jackson Arpini, e da Saúde, Vianei Mueller, juntamente com o diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub, viajarão à capital em busca de recursos. “Com a sanção do Governo Lula do Orçamento da União para 2025, foi aberta a janela para as indicações das emendas parlamentares deste ano. Nesse sentido, vamos visitar deputados federais e senadores para viabilizar indicações de recursos via emendas para a área da saúde, FHSTE, segurança e outras”, destaca Jackson Arpini.
Além das visitas aos parlamentares, a equipe manterá audiências junto aos Ministérios sobre as propostas habilitadas no PAC. O município de Erechim cadastrou demandas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Esporte. “Vamos realizar audiências no Ministério da Saúde, tanto na Atenção Especializada quanto na Atenção Básica, para viabilizar as demandas da Secretaria de Saúde e da FHSTE”, afirma Vianei Mueller.
Os três também deverão se reunir com representantes do Ministério das Cidades, Casa Civil e Secretaria de Patrimônio da União para tratar de temas de interesse do município. No entanto, essa viagem representa mais uma vez lideranças locais com o “pires” na mão para buscar algumas “migalhas” da sobra de parlamentares de outras regiões, diante da ausência de representação federal.
Mas essa é nossa realidade até que tenhamos a consciência de votar em candidatos da cidade ou da região, limitando-nos a uma candidatura única a deputado federal. A esperança é que essas visitas resultem em recursos que beneficiem Erechim e a nossa população.
Por: Egídio Lazzarotto