Erechim, Histórias e Contos: começa a 26ª Feira do Livro valorizando a formação literária e cultural

Solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (1). Evento segue até o dia 11 de maio, na Praça do Livro

A Praça Prefeito Jayme Lago já é a Praça do Livro, denominada assim, por decreto, de 1º a 11 de maio, durante a 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos. O tema desta edição, faz referência a história, a Capital da Amizade, que celebrou 107 anos nesta quarta-feira (30), e ao canto de uma lenda da música gaúcha que nos deixou no início deste ano: o monarca Gildinho. E foi com a música ‘Erechim, história e canto’, que o Coro da URI, abriu a Solenidade Oficial de abertura do evento na tarde desta quinta-feira  (1).

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

Estiveram presentes, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti; o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares; a presidente da Academia Erechinense de Letras (AEL), Zeni Beazi, a patrona Maria Lúcia Carraro Smaniotto, o homenageado Ademar Franscisco Brum, representantes de apoiadores e patrocinadores, vereadores; secretários de governo, livreiros, autores, comunidade e imprensa.

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

Sino é tocado – a Feira do Livro começou!

O ato que marca o início da Feira do Livro de Erechim, é sempre a passagem do sino, da patrona da última edição para a nova.

A ex-patrona e presidente da AEL, Zeni Bearzi, fez um discurso dizendo que a Praça do Livro, se torna, a partir de hoje, num espaço de onvite à leitura, à reflexão e ao encontro com a cultura. “Num tempo em que a preocupação com a falta de leitura é notória e atinge todas as faixas etárias, principalmente os jovens, porque em formação, tanto profissional, quanto pessoal, a abertura de uma Feira de Livros é um sopro revitalizante”, disse.

Depois disso, passou o sino para patrona Maria Lúcia Carraro Smaniotto, que o tocou, dando assim por iniciada a 26ª Feira do Livro de Erechim.

“Essa é uma feira pensada para todos: para as crianças que desvendam seus primeiros mundos nas páginas abertas, para os jovens que buscam novos horizontes, para os adultos que reencontram seus sonhos, para os idosos que preservam as memórias que nos constituem”, destacou a patrona, Maria Lúcia Carraro Smaniotto.

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

Valorização da formação literária e cultural

O homenageado Ademar Franscisco Brum, elencou que o livro representa a fonte do saber, do conhecimento das ações, metas que, os escritores, pensadores, registram pra não se perder no tempo, o que o presente oferece nas suas mais diferentes oportunidades. “No livro, está o encontro com o saber, com a credibilidade de quem é referência em informações com transparência. Mario Quintana, nosso eterno poeta, já dizia com muita sabedoria: ‘O livro traz a dupla delícia de a gente estar só e acompanhado ao mesmo tempo. Pois na leitura mergulhamos num universo infinito com mil possibilidades’, citou.

A 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, com patrocínio de Sicredi UniEstados e V Graf. O evento conta com apoio de: Academia Erechinense de Letras; Erva-mate Cristalina, PC Soluções Corporativas; Sesc Erechim; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

 

O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani e a representante da V Graf, Ana Maria Vendruscolo, falaram sobre a importância de estarem unidos neste evento, que visa incentivar a leitura e a formação de leitores.

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

O secretário Wallace Soares reforçou o convite para toda comunidade de Erechim e região aproveitarem os 11 dias de Feira do Livro. “Não posso deixar de agradecer os patrocinadores, os apoiadores e a equipe incansável da Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa. Essa feira é realidade por causa do trabalho árduo de muita gente”, disse.

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, reforçou a parceria do Poder Legislativo e do Poder Executivo em boas ações como essa. “Uma Feira do Livro não é só um evento de 11 dias, é um evento que vai reverberar por muito tempo, principalmente na cabeça as crianças que se encantam com o universo dos livros”, comentou.

(Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Valquíria Michelin – GP PME)

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, lembrou o trabalho da Trupe Literária, que percorreu comercio, entidades e instituições do município, divulgando o evento. “A Feira do Livro já nos encantou, antes mesmo de começar. Parabéns à todos envolvidos! Estamos muito felizes, principalmente que veremos mais de 3 mil crianças podendo comprar um livro, com a iniciativa do Vale Livro. Erechim é sim e será ainda mais, uma cidade que lê”, exclamou.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS