Tribuna livre: dentistas reforçam a importância da prevenção contra o câncer bucal

Na última segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores de Erechim abriu espaço para um assunto muito importante, mas que infelizmente ainda não é de amplo conhecimento da população: o câncer bucal. Em espaço reservado antes da sessão ordinária à Tribuna Livre, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) do Alto Uruguai, representada pelos cirurgiões dentistas Tânia de Carvalho e Claiton Tirello, ocupou o espaço para promover ações do Maio Vermelho, cujo objetivo é alertar a comunidade acerca dos fatores de risco que causam esta enfermidade, bem como dicas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Quinto tipo de câncer com maior incidência em homens e décimo em mulheres, o câncer bucal mata mais de 5 mil pessoas por ano no Brasil, sobretudo devido ao diagnóstico tardio. Conforme explica Tirello, a região Sul é onde se concentra o maior número de casos, o que requer uma atenção especial por parte da população. “55% das pessoas não consulta regularmente o dentista, o que aumenta o índice do diagnóstico tardio, pois geralmente as lesões malignas são assintomáticas, silenciosas e muitas vezes não se vê o início da formação”, afirma o dentista, apontando, no entanto, alguns sintomas que podem ser notados, como perda de peso, perda de apetite e linfonódulos infartados.

Entre os meios de prevenção, Tirello garante que nada é mais eficaz do que visitas regulares ao dentista, mas outras atitudes podem ser tomadas a fim de evitar maiores problemas. “É importante manter hábitos alimentares saudáveis, evitar a exposição crônica ao tabagismo, que, associado ao consumo de álcool, é o que mais traz malefícios e predisposição ao câncer de boca”, destaca. Evitar a exposição solar abusiva, a má higiene e as deficiências nutricionais também podem, segundo o profissional, garantir uma boa saúde bucal.

Em vista disso, será realizada nesta quarta-feira (3) a ação preventiva “Quanto mais cedo melhor”, desenvolvida pelo setor de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, sem necessidade de agendamento. “Referendamos este mês como o Maio Vermelho para termos um dia no ano para conversar sobre isso e estimular a população a procurar seu dentista. Serão realizados apenas exames, e não tratamentos odontológicos. É fácil, é só abrir a boca”, convida Tirello.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS