UFFS investirá mais de R$ 3 milhões nas Centrais Analíticas de quatro campi

Aporte da Finep permitirá manutenção e melhoria de equipamentos essenciais para a pesquisa científica nos campi Erechim, Cerro Largo, Chapecó e Laranjeiras do Sul

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi contemplada em uma chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com novos recursos para aprimorar sua infraestrutura de pesquisa. O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Pavan Korf, do Campus Erechim, foi aprovado e receberá um aporte de R$ 3.745.622,42, destinado às Centrais Analíticas dos campi Erechim, Cerro Largo, Chapecó e Laranjeiras do Sul. Segundo o professor Eduardo, os recursos serão utilizados para a manutenção corretiva dos equipamentos, além da modernização e ampliação de suas funcionalidades. “Isso permitirá que alcancemos resultados ainda melhores e com mais qualidade nas pesquisas que realizamos”, explica.

A proposta aprovada envolveu a participação de professores do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), docentes de outros programas de pós-graduação e gestores das Centrais Analíticas dos diferentes campi, a maioria deles bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. “Esse investimento possibilita um avanço significativo na qualidade das pesquisas desenvolvidas”, destaca o professor.

A chamada pública da Finep tem como objetivo auxiliar as universidades na manutenção de equipamentos de alto custo, garantindo sua funcionalidade e segurança. No Campus Erechim, por exemplo, a proposta contemplou integralmente as demandas apresentadas, incluindo também a aquisição de no-breaks, essenciais para a proteção dos equipamentos contra oscilações de energia.

A Central Analítica do Campus Erechim conta com três laboratórios equipados com os mais variados tipos de equipamentos para análises químicas diversas. Um destes equipamentos é o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), recentemente instalado e adquirido com recursos de outra chamada. Além disso, novos equipamentos estão a caminho, adquiridos por meio de outros editais. Essa estrutura é fundamental para a pesquisa na UFFS, sendo amplamente utilizada por professores pesquisadores e seus orientandos, que trabalham em projetos financiados por diversas agências de fomento.

A Finep desempenha um papel central no fortalecimento da infraestrutura universitária, exigindo como contrapartida a produção de pesquisas de alto nível. “O investimento da Finep busca garantir que a instituição evolua no conhecimento científico e tecnológico, o que deve ser demonstrado por meio de publicações científicas qualificadas”, pontua Eduardo.

Na Central Analítica do Campus Erechim as pesquisas desenvolvidas, em sua maioria por pesquisadores do PPGCTA, abrangem áreas como valoração de resíduos, conservação dos recursos naturais, qualidade da água, sustentabilidade na produção agrícola e nos agroecossistemas, entre outras. Segundo o professor, os docentes responsáveis por essas pesquisas e que atuam na pós-graduação são frequentemente incentivados a submeter propostas para editais como estes e colaborar com a instituição na elaboração de propostas institucionais, dada a relevância de seus currículos e a capacidade de captação de recursos externos.

Além do impacto na pesquisa acadêmica, a Finep também questiona como as universidades podem prestar serviços à comunidade. Na UFFS, os projetos financiados têm sido cada vez mais direcionados para esse objetivo, promovendo ciência, tecnologia e inovação com aplicação direta à sociedade. “A UFFS ainda não presta serviços comerciais, mas contribui diretamente com conhecimento tecnológico e aplicação de tecnologias para a comunidade por meio de parcerias existentes”, conclui Eduardo.

 

Por: Ascom  (UFFS) – Campus Erechim

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS