
Os novos estudantes de Medicina da URI foram recepcionados na manhã do dia 25 fevereiro, pela Coordenação do Curso, em um ambiente envolto de sensibilidade e emoção. O momento marcou, de modo especial, o ingresso na vida acadêmica de jovens estudantes que irão atuar futuramente, em uma profissão de extrema relevância social.
Conhecimento, compaixão, humildade, resolutividade, confiança, ética, amizade, respeito, cordialidade foram alguns dos temas abordados pelos professores Sergio Bigolin, Miriam Salete Wilk Wisniewski e Elisabete Maria Zanin, ao recepcionar os calouros afetuosamente. Os professores pontuaram que esses são princípios relevantes, uma vez que a constituição enquanto profissional da área médica, se dá desde o momento de seu ingresso no curso. “Cada um de vocês está construindo desde já, uma bela história pessoal e profissional. A façam com grande responsabilidade e empenho e serão grandes profissionais” afirmou o Coordenador do Curso, Sergio Bigolin.

O Centro Acadêmico de Medicina (CAMED) também recepcionou os calouros nesta mesma manhã. O momento do acolhimento contou com a apresentação do CAMED, conduzida pela presidente Bruna Malacarne; do Núcleo Acadêmico do SIMERS, feita pela estudante Marina Zimmermann; e também do Diretório Universitário da AMRIGS, conduzida pelo estudante João Pedro Zamadei.
Após as falas, os calouros foram convidados a participar de uma atividade denominada ‘Tudo tem seu tempo’. Nela, em uma cápsula do tempo, os alunos deixaram registros de suas expectativas atuais para que, em 2030, no ano de sua formatura, sirvam de memória histórica. A cápsula do tempo objetiva ser um lembrete de quem os estudantes foram, um reflexo do presente e uma ponte para os sonhos que ainda almejam alcançar (Camed, 2025).
Uma confraternização encerrou as atividades da manhã. O estudante de Medicina, Igor Rubin Scapin, do 5º período, agraciou os presentes com um recital de piano. Ainda, foi afixado na sala de aula dos calouros do primeiro ano do curso, painéis representativos da fala de boas vindas da Coordenação do Curso.
Por: Setor de Comunicação URI Erechim