Inscrições para a competição de startups do South Summit Brazil 2025 vão até 23 de janeiro
As 50 finalistas se apresentarão no palco do evento, que é correalizado pelo governo do Estado.
As inscrições para a Competição de Startups do South Summit Brazil (SSB) foram prorrogadas até 23 de janeiro de 2025. A iniciativa é gratuita e aberta para startups do Brasil e do exterior que desejam se candidatar para apresentarem seus negócios durante o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que é correalizado pelo governo do Estado e que ocorrerá entre 9 e 11 de abril, no Cais Mauá.
Reconhecida como um dos principais pilares do evento, a competição atraiu mais de 2 mil startups de 81 países na edição de 2024. Em 2025, os participantes terão acesso ao Startup Program, com benefícios como sessões de pitch reverso com fundos renomados, matchmaking com investidores, mentoria especializada e descontos com parceiros.
A seleção terá como base os seguintes critérios: inovação, escalabilidade, viabilidade, equipe e investibilidade. As 50 startups finalistas vão se apresentar no palco do evento e participar de rodadas de negócios com investidores e grandes corporações.
“Este é um espaço extremamente importante para dar visibilidade às startups e fomentar os empreendimentos inovadores. Elas têm a oportunidade de fazerem conexões estratégicas, se aproximarem de novos parceiros e impulsionarem seus negócios”, ressalta a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.
Na competição de 2024, das 50 finalistas, 23 eram estrangeiras, de 15 nacionalidades diferentes. Mas foi uma startup gaúcha que se destacou ao vencer na categoria Mais Escalável. De Porto Alegre, a healthtech Ostera já recebeu recursos do governo do Estado, com aportes por meio de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Sict.
Além dela, houve três campeãs do Brasil e uma do Chile. A Cromai, que atua no setor agrícola e tem base em São Paulo (SP), foi a vencedora da categoria Destaque. Também da capital paulista, a B4Waste foi eleita a Mais Sustentável. A IBBX, de Capivari (SP), foi escolhida como a Mais Inovadora. Já a PhageLab do Chile, também uma healthtech, venceu na categoria Melhor Time.
O SSB 2024, que ocorreu entre 20 e 22 de março no Cais Mauá, reuniu 23,5 mil pessoas de 55 países, além de fundos de investimento com mais de US$ 213 bilhões. Foram mais de 800 palestrantes, 900 investidores, 7 mil empresas e 3 mil startups que não entraram na competição.
A próxima edição terá como foco a resiliência para a retomada social e econômica do Estado. No link abaixo, estão disponíveis mais informações sobre o evento do ano que vem.
Com informações Secom