Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Ele sofria havia anos de encefalopatia traumática crônica (ETC)
Morreu nesta quinta (24) o ex-lutador de boxe José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Ele sofria há anos de encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como “demência pugilística.
Maguila estava internado em casa de repouso em Itu, no interior de São Paulo. Segundo o local, Maguila teve uma piora no quadro e foi transferido para o Hospital das Clínicas.
A informação foi confirmada por Irani Pinheiro, esposa de Maguila, ao programa Balanço Geral, da Record.
O boxeador raramente aparecia em fotos e sua última aparição pública foi em julho em um evento no instituto que leva o seu nome, uma organização que há mais de 15 anos desenvolve trabalhos com jovens na periferia de São Paulo e região.
Nascido em Aracajú-SE, Maguila é considerado um dos maiores boxeadores da história do Brasil. Em sua carreira nos ringues como profissional- de 1983 a 2000, obteve 77 vitórias em 85 lutas, sendo 61 por nocaute. Ele ganhou o apelido por sua semelhança com um personagem de desenho animado.
Foi campeão brasileiro profissional em 1983, campeão Sul-Americano em 1984, das Américas em 1986 e mundial por uma organização menor (a Federação Mundial de Boxe) em 1995.
Entre os confrontos mais comentados estão a famosa luta contra George Foreman, que terminou com o nocaute do americano. Maguila também lutou contra Evander Holyfield, quando foi nocauteado pelo oponente no segundo round.
Por GZH