Paisagismo e floricultura marcam o início da primavera em propriedades rurais
A primavera inicia no próximo domingo (22), às 9h44min, no Hemisfério Sul. Com a entrada da estação, as possibilidades de embelezamento de propriedades e comércio de flores ornamentais ficam mais variadas. Além de contribuir para um ambiente mais agradável, a floricultura também é uma grande fonte de renda para agricultores rurais, que comercializam parte de sua produção.
A turismóloga e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Natália Brasil, fala sobre a importância das flores para a economia e a decoração. “Além de embelezar as propriedades rurais e gerar bem-estar às famílias, elas também podem se tornar, em algum momento, uma alternativa de renda para a agricultura familiar. Isso acontece através da floricultura, que é um ramo da horticultura voltado para o cultivo de plantas floríferas e ornamentais, destinadas, então, à jardinagem e ao comércio”, afirma.
Natália também comenta como as flores são um atrativo na indústria do turismo gaúcho, como por exemplo, nos jardins de Nova Petrópolis e as hortênsias em Gramado. “O município tem essa característica dos espaços floridos, tem a característica da diversidade e da grande quantidade de flores nos canteiros, nas praças, por toda a cidade”, conta a extensionista.
A Emater/RS-Ascar trabalha com assistência técnica e rural nas áreas de paisagismo e floricultura há anos. Recentemente, foram desenvolvidos dois projetos, o Jardins do Vale, no Vale do Taquari, e o Jardins do Norte Gaúcho, realizados no regional de Frederico Westphalen. Entre as ações, são oferecidos cursos a agricultores sobre paisagismo e jardinagem.
No dia 26 de setembro, acontece um seminário regional de paisagismo e turismo rural em Vale do Sol, com palestra do agrônomo e paisagista Tony Bates. Os interessados nesta área podem acessar o calendário de eventos no site emater.tche.br.
Por assessoria de comunicação