Cavalo Caramelo é atração do desfile dos campeões da 47ª Expointer, em Esteio
Cerimônia tem perspectivas de anúncios do governo federal sobre alongamento de financiamento dos agricultores atingidos pela enchente de maio
O tradicional desfile dos campeões, solenidade oficial da Expointer, que ocorre nesta sexta-feira (30), na pista central do parque Assis Brasil, em Esteio, contou com uma participação especial: o cavalo Caramelo, símbolo de resistência e resiliência em razão da tragédia climática de maio. Os vencedores concursos de raça da 47ª edição desfilam pela pista.
Além das estrelas da festa, a expectativa é por anúncios do governo federal. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está entre as autoridades confirmadas para o evento e deve trazer medidas esperadas pelos produtores gaúchos.
Conforme antecipou a colunista Gisele Loeblein, Fávaro vem a Esteio após avançarem novas negociações em relação ao alongamento dos financiamentos aos agricultores após a enchente.
A ideia é permitir que produtores, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos possam acessar os R$ 15 bilhões em recursos do fundo social anunciado anteriormente pelo governo.
Haveria um ano de carência e oito para o pagamento desses valores acessados.
Produtores com perdas de 40% da expectativa de produção, incluindo os com financiamentos a recursos livres, seriam os elegíveis a acessarem os recursos desse dinheiro do fundo social.
O alongamento vinha sendo cobrado por entidades do setor agropecuário, unificadas no Movimento SOS Agro. Produtores ligados ao grupo acompanham a cerimônia com camisetas identificadas.
Por GZH