Conhecidas as Princesas Étnicas e Prenda da Frinape 2024
Evento ressaltou a diversidade cultura e a importância das etnias na formação do povo de Erechim
Mais uma vez, o Pólo de Cultura foi palco de um espetáculo que antecede a realização da Frinape 2024, marcada para acontecer de 14 a 24 de novembro. Na manhã desta terça-feira, 16 de julho, foram apresentadas oficialmente à imprensa as Princesas Étnicas e Prenda da 18ª Edição da Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim. O evento celebrou não apenas o progresso e as conquistas do município de Erechim, mas, também, a riqueza da nossa diversidade cultural, que é um dos pilares da nossa identidade.
Lideraram o evento a coordenadora da Comissão Social da Frinape 2024, Káren Brustolin, e o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, acompanhados por integrantes da Comissão Social. Antes da apresentação das jovens, foi exibido um vídeo sobre Etnias e Culturas – Riqueza e Alicerce de Erechim, com um breve histórico sobre a colonização da região Alto Uruguai e a contribuição dos povos imigrantes no desenvolvimento regional. Também estiveram presentes a Rainha da Frinape 2022, Nathália Spagnol, a Princesa Sabrina Boller e a Princesa Italiana Isadora Balestrin Cavaletti. A mestre de cerimônias da manhã foi Sonia Balvedi Zakrzevski.
Káren Brustolin e Darlan Dalla Roza deram as boas-vindas às Princesas e Prenda, agradeceram por estarem participando desta edição da feira, compondo a Corte da Frinape 2024, e também manifestaram gratidão aos representantes das etnias e à 19ª RT pela apresentação das jovens. Ambos enalteceram a importância das etnias e dos povos imigrantes na formação do nosso povo e no desenvolvimento do município e região. Após a apresentação de cada uma, foi entregue aos representantes das entidades um Selo Social de apoiador da Corte da Frinape 2024.
As Princesas Étnicas foram apresentadas por ordem alfabética de sua etnia, finalizando com a Prenda. Elas próprias fizeram a sua apresentação e, na oportunidade, falaram um pouco sobre a sua etnia.
QUEM SÃO ELAS
· Princesa Alemã, Laura Schneider Wermann, 16 anos, filha de Taila Schneider Wermann e André Wermann, apresentada pela Etnia Alemã.
· Princesa Afro-Brasileira, Emmily Cristina Oliveira dos Santos, 22 anos, filha de Janete Catarina de Oliveira e João Carlos dos Santos, apresentada pelo MENE – Movimento Étnico Cultural dos Negros de Erechim
· Princesa Israelita, Débora Marta Nadaleti, 30 anos, filha de Solange Nadaleti e Valdecir Nadaleti, apresentada pela Sociedade Israelita de Erechim.
· Princesa Italiana, Lívia Scalabrin, 22 anos, filha de Arali Scalabrin e Eliseu Scalabrin, apresentada pela Fainors – Federação das Associações Italianas do Norte Nordeste do RS.
· Princesa Nativa, Maikely Moreira, 23 anos, filha de Ivanir Pereira e Mário Moreira, representando a Aldeia Arandú Verá Mato Preto.
· Princesa Polonesa, Joana Bielski Kozak, 16 anos, filha de Rosemari Bielski e Hermes Kozak, apresentada pela Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa.
· Prenda, Julia França Santin, 17 anos, filha de Cristiane Santin e Vanderlei Santin, apresentada pela 19ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Por Assessoria de Comunicação