Na manhã desta quarta-feira (3), a rádio Cultura e o Jornal Boa Vista entrevistaram o Coordenador Regional de Saúde da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) – R16 Alto Uruguai Gaúcho, Paulo Antonio Rucinski, que assumiu a coordenadoria em janeiro deste ano.
Durante a conversa, Rucinski destacou as ações realizadas pela coordenadoria, incluindo a entrega de computadores e equipamentos médicos aos municípios do Alto Uruguai, duramente atingidos pelas enchentes. Entretanto, o ponto alto da entrevista foi a menção a uma negociação avançada com o Hospital de Caridade para a contratação de serviços via Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos tentando viabilizar de algumas formas para que isso aconteça. Sendo assim, teremos mais uma instituição de grande porte, com estrutura que será o Hospital de Caridade, se, claro, a gente conseguir fazer essa contratação em breve”, afirmou o coordenador.
Questionado sobre os serviços que poderiam ser ofertados, Rucinski listou algumas possibilidades: “Elencamos alguns serviços. A nossa coordenadoria de saúde, em Erechim, não dispõe de leitos de psiquiatria, então uma ideia seria essa. Estamos tentando viabilizar também as cirurgias bariátricas e as cirurgias plásticas de reconstrução após a bariátrica. Leitos de UTI Neonatal são outra grande necessidade, pois há uma enorme defasagem no Rio Grande do Sul. Todas as semanas enfrentamos vários problemas em todo o estado em relação às UTIs neonatais. Além disso, vamos tentar viabilizar, de alguma forma, a cardiologia de alta complexidade, como a hemodinâmica”, destacou.
Rucinski explicou que a coordenadoria ainda está em fase de domínio, tentando viabilizar a parte documental, para que futuramente o SUS possa se tornar uma realidade no Hospital de Caridade. “Não queremos tirar serviços de ninguém, queremos sim complementar e melhorar para a nossa região, evitando deslocamentos. A possibilidade de contratarmos mais hospitais e mais serviços aqui para a região é o nosso real interesse”, concluiu.