04 - Banner online E - 1181 x 374

Delegado Regional de Polícia, Gustavo Ceccon ressalta a ação da Polícia e o combate a criminalidade em Erechim e Região

Ceccon foi o entrevistado de Edson Machado no programa Cultura News da Rádio Cultura, na ultima quinta-feira (23).

A 11ª Delegacia de Polícia Regional do Interior administra 26 Delegacias de Polícia do Alto Uruguai que são responsáveis pelo atendimento de 37 municípios e a sede está localizada em Erechim, sendo que Gustavo Ceccon é o Delegado responsável pela administração da DPRI.

O Delegado ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por todos os integrantes dessas 26 delegacias. Disse que no ano passado foram realizadas em média 2 grandes operações policiais por mês pela Regional, além das ações de rotina da Polícia. Isso causou um impacto bastante significativo na criminalidade, porque o criminoso sente que aqui na região existe uma polícia atuante no combate a criminalidade. E desde que assumiu a regional em 2022, está desenvolvendo ações com uma polícia eficaz, operacional e mais ostensiva. Em toda a região existe uma parceria muito grande com Brigada Militar, bom relacionamento com outras esferas que trabalham com a persecução Criminal como o Ministério Público e o Judiciário. Em Erechim a Prefeitura tem um papel fundamental auxiliando muito as demandas da segurança. Uma série de fatores que acabam contribuindo por um bom resultado. O Objetivo é que a população de Erechim e região tenham uma sensação efetiva de segurança.

Ceccon ressaltou a atuação policial e disse que polícia se faz com o criminoso preso, polícia é para reprimir aqueles crimes que atrapalham o desenvolvimento social e estamos aqui para colocar criminosos atrás das grades e propiciar com isso maior segurança as pessoas de bem.

 

Trabalho com elucidação dos fatos

A polícia civil trabalha com um planejamento estratégico. Nunca desistir de buscar a verdade e apresentar um resultado positivo a população, desvendando fatos criminosos com a prisão do autor ou autores desses crimes. Delegado disse que desde que começou a trabalhar com crimes de repercussão o objetivo foi uma especialização principalmente em casos de homicídios e feminicídios, para justamente entregar um resultado mais qualificado. Casos de difícil elucidação, mesmo que demore um certo tempo, terá um resultado final com a prisão do autor ou autores.

O criminoso premedita sua ação, ele estuda os passos da vítima, ele se organiza de tal forma que pensa que não será descoberto, mas ao contrário, ao fim e ao cabo sempre a polícia sairá vitoriosa, com a prisão do bandido.

O Delegado ressaltou a importância das câmeras filmadoras do projeto Sentinela em Erechim e em diversas cidades, um instrumento valioso não só na investigação do crime, mas na prevenção. Essas filmadoras inibem o criminoso e se ele tentar cometer algum crime, será pego. E a implantação desse programa tem investimentos significativos do Poder Público e da Sociedade Civil organizada. Quanto mais câmeras tivermos, mais segurança terá a população.

 

Apreensão de armas e homicídios

Gustavo Ceccon informou que são muitas as armas apreendidas em ações policiais. Para se ter uma ideia na região no ano passado, a cada 6 dias era retirada uma arma ilegal da rua e nesse ano a cada 5 dias é retirada uma arma da rua. As apreensões de armas aumentaram e isso é prioridade da polícia com o objetivo de baixar o número de homicídios. Com relação a esse crime em 2023 conforme o delegado tivemos um número alto de 26 homicídios e esse ano até aqui são 7 homicídios. A ideia é reduzir num curto prazo e num médio prazo “pretendemos colocar Erechim com menos de 10 homicídios que é o índice que a ONU considera como tolerável.” disse Ceccon.

Em todos os casos de homicídios que o delegado trabalhou em Erechim, tirando os de feminicídio, são de pessoas que tem alguma relação com o crime. “Temos os casos de organizações criminosas que expandiram seu raio de atuação, saindo da região metropolitana e se estabelecendo em cidades do interior e assim alguns deles estão relacionados a esses grupos, porque há uma disputa de território e alguns pontos de vendas de drogas.” Pontuou.

 

Violência Doméstica

Sobre violência doméstica o delegado disse que “é uma questão mais complexa, pois não é um caso só de polícia, para evitar que aconteça, deve existir uma rede de proteção. Não será só com polícia que se resolverá a violência doméstica. Temos também uma questão cultural. Infelizmente ano passado tivemos 3 casos de feminicídio. Esse ano nenhum. Existe uma delegacia especializada em Erechim que trabalha diretamente com vítimas de violência doméstica, que é a delegacia de proteção aos grupos vulneráveis e tem realizado um excelente trabalho, temos a 2ª Vara Criminal da Comarca que tem atuado de forma positiva, decretando um número bastante considerável de prisões com relação a indivíduos que cometem crimes contra mulheres. E isso tudo tem contribuído para diminuição desse tipo de violência.” Frisou o delegado.

 

Golpes através da internet – Estelionato Eletrônico e Extorsão

A Polícia Civil conseguiu diminuir todos os indicadores criminais de Erechim e Região. O que aumentou significativamente foi o crime de estelionato eletrônico, que se faz pela internet. Mas é um tipo novo de ação, porque algumas funcionalidades da internet são novidades principalmente para determinada parcela da população que ingressa nas redes sociais. E isso acabou deixando uma porta aberta para o bandido e muitas vezes a pessoa está descuidada, acreditando em tudo o que vê ou o que lhe dizem e acaba caindo em algum tipo de golpe.

Várias operações já foram realizadas para combater esse tipo de fraude. Uma delas acabou por prender golpistas de São Paulo, uma quadrilha daquele estado que praticava ação criminosa em todo o Brasil e pessoas de nossa cidade também caíram no golpe e acabaram sendo vítimas. Além da repressão que é feita, a polícia também orienta a população a trabalhar na prevenção, na cautela da pessoa em não acreditar em tudo o que vê, procurar uma delegacia, falar com o policial para uma melhor orientação. Antes de transferir valores, muita cautela, não agir por impulso, buscando mais informações, com familiares ou com a polícia. Qualquer dúvida ou preocupação procurar uma Delegacia de Polícia para não cair em golpes, porque todo o dia tem alguém aplicando golpe principalmente pela internet, redes sociais, etc.

Por Edson Machado

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS