Lula anuncia nesta segunda pacote para dívida do RS
Presidente também prepara nova viagem ao Estado, inicialmente prevista para esta semana
O presidente Lula anuncia às 15h desta segunda-feira ações de auxílio ao RS em função da tragédia climática. Os novos anúncios foram confirmados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista coletiva em Brasília, no final da manhã, após reunião com Lula, e dizem respeito à negociação da dívida do Estado com a União.
O governo do Estado pleiteia a suspensão do pagamento das parcelas da dívida durante um período de pelo menos 24 meses. Também nesta manhã, o governador Eduardo Leite, durante coletiva de imprensa no Palácio Piratini, informou que está em contato constante com o ministro. E detalhou que o governo solicita a suspensão do pagamento com quitação do período, sem a incorporação ou juros no futuro. O governo federal, por sua vez, quer garantias de que os valores relativos a descontos ou equivalentes serão aplicados integralmente para reconstrução de cidades gaúchas.
Na entrevista em Brasília, Haddad informou ainda que outra das propostas em estudo no governo federal é a abertura de uma linha diretamente para as famílias atingidas. Ele, contudo, não forneceu maiores detalhes. Mas adiantou que, além dos anúncios nesta segunda, outros deverão ocorrer ao longo da semana. Segundo o ministro, “a cada dia, dois dias”, novas medidas vão sendo preparadas, conforme as necessidades do RS. O governo federal já trabalha na preparação de uma terceira viagem de Lula ao RS, o que, inicialmente, está previsto para ocorrer ainda nesta semana.
Fonte: Correio do Povo