Na sexta-feira (15), o Cadastro Geral de Empregados e desempregados divulgou os dados referentes ao emprego em todo o país. Novamente Erechim teve saldo positivo no primeiro mês do ano, com 185 novas vagas efetivadas.
Neste contexto, a redação do Jornal Boa Vista elaborou uma série de gráficos, comparando percentualmente, a geração de empregos entre o município, o estado e o país, os quais demonstram uma superioridade de nosso município, em todos os setores da economia.
Somados todos os setores medidos pelo Caged, Erechim cresceu em 2023 4,22%, enquanto que o Brasil teve uma evolução de 3,35% o o Rio Grande do Sul de 1,71%. Se compararmos apenas os meses de janeiro, percebemos que em 2024 ambos gerarem menos oportunidades que em 2023, mas houve muita similaridade entre a evolução de cada um, conforme abaixo.
Em relação à indústria, que é um dos setores mais fortes da economia erechinense, o gráfico mostra que em 2023 o crescimento do número de empregos formais em nosso município foi quase o dobro em relação ao país. Se comparado com o RS, a diferença de desempenho aumenta ainda mais, já que a indústria gaúcha teve mais demissões do que contratações no período.
No comparativo entre os meses de janeiro de 2023 e 2024, à exemplo do gráfico geral, no primeiro mês do corrente ano a indústria gerou menos empregos, mas manteve a mesma proporcionalidade de janeiro de 2023, com o estado gerando mais empregos.
O comércio de Erechim não teve um desempenho positivo em janeiro. Porém, 2023 também iniciou com desempenho fraco e nos meses seguintes apresentou um crescimento bastante significativo, encerrando o ano com desempenho superior ao país e ao estado.
Os serviços, que vem apresentando um crescimento interessante no número total de empregos formais em Erechim e junto com a indústria, seguem sendo os setores que mais empregam em nossa cidade.
O setor também não teve um bom início em 2024 na Capital da Amizade. Diferentemente de janeiro de 2023, o primeiro mês do ano teve mais demissões que admissões nesta área. No comparativo dos 12 meses de 2023, a geração de empregos nos serviços erechinenses também supera o desempenho do RS e do Brasil.
Na construção civil, o inicio de 2024 foi mais promissor que o mesmo período do ano anterior. As oportunidades na área quase dobraram em Erechim. O RS que fechou 2023 com saldo negativo também teve um pequeno crescimento.
A agricultura, que apesar de ser o setor que menos emprega em Erechim, desempenhou muito acima dos demais em 2023. No comparativo entre os meses de janeiro, o RS é que apresenta melhor desempenho.