Expo Jacutinga 2024: Deputado Paparico Bacchi pede debate ao corte de incentivos fiscais de Eduardo Leite à AMAU
O Deputado alerta para a iminência da derrocada de empresas do estado.
No Dia Internacional da Mulher, sexta-feira (8), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), deputado Paparico Bacchi, representou o Parlamento gaúcho na Abertura Oficial da Expo Jacutinga 2024, na Câmara de Vereadores do Município. Principal evento municipal de integração das atividades das cadeias produtivas do Município, do Alto Uruguai, a feira ocorre de sexta-feira a domingo, nos dias 8, 9 e 10 de março.
Paparico Bacchi aproveitou a festividade do Dia Internacional da Mulher e parabenizou o público feminino pelo dia especial: “No mundo, 51% da população são mulheres e 49% são filhos delas, parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher”, enalteceu o parlamentar.
O vice-presidente da ALRS expressou todo o seu sentimento para com a feira: “Eu sou um fã da Expo Jacutinga. As exposições são a verdadeira alma das comunidades. Quem as critica é porque não as conhece. Aqui homenageamos os bons para mostrar que vale a pena fazer o melhor”, comentou Bacchi.
Paparico destacou a atual situação econômica do estado e pediu mais compreensão por parte da Associação de Municípios do Alto Uruguai, para com os gaúchos: “Como representante da população, mesmo sabendo que a entidade se posicionou favorável às medidas de aumento de impostos, propostos pelo Governo do Estado, gostaria de solicitar à AMAU que a instituição realize um debate interno para avaliar a questão da retirada dos incentivos fiscais dos setores econômicos do RS, por meio dos decretos do governador Eduardo Leite”, propôs o vice-presidente do Parlamento gaúcho.
O deputado estadual foi enfático ao analisar os números das alíquotas de impostos em comparação ao estado: “O RS é o estado com a maior carga tributária e o que menos consegue incentivos para o setor industrial. Para se ter uma ideia, o ICMS do setor de indústrias do estado do Mato Grosso é de 12%. O setor industrial do RS representa 56% do recolhimento do ICMS. Ou seja, mais da metade de tudo que é recolhido no estado. No Rio de Janeiro o ICMS é de 12%, em Santa Catarina é 14,5%, em São Paulo é 17,8%, Minas Gerais é 18,2%, Pernambuco, 20,5%, e o Rio Grande do Sul é de 22,3%”, apontou Paparico.
“Em relação ao chamado crédito presumido, RS é o que mais cobra do setor industrial e o que menos concede incentivos, com 10,4%, o Paraná, 11,7%, e Santa Catarina, 18,7%”. O parlamentar enumerou o percentual dos estados.
Para discutir o problema econômico do RS, o deputado tem se reunido constantemente com entidades de diversos setores, dentre eles, o da cadeia da proteína animal: “Conversei com a diretoria da Aurora, liderada pelo presidente Neivor Canton, e a equipes de técnicos da instituição, para juntos fazermos uma análise dos impactos dos cortes de incentivos fiscais aqui na região do Alto Uruguai”, acrescentou.
Paparico Bacchi alerta: “Se o Governo insistir em retirar os incentivos, em 2024, todas as plantas da Aurora no RS não terão investimentos. E o pior, a Aurora poderá desativar as unidades no RS. Já vimos isso acontecer antes. Estamos na iminência de mandar embora o setor que segura o estado de pé, que é a cadeia de proteína animal. Isso significa que, quando as plantas da Aurora forem desaquecidas, consequentemente, o produtor rural na ponta também será desaquecido. É uma situação muito grave e, como deputado estadual desta região, tenho a obrigação de fazer este alerta”, concluiu sua fala o vice-presidente da ALRS, deputado Paparico Bacchi.
Na oportunidade, a Gestão Municipal aproveitou a presença das autoridades no evento para formalizar a assinatura do termo de concessão de uso do Centro Empresarial de Logística, Indústria e Serviços (CELIS), pelas empresas jacutinguenses, Agro Fibras Dalpupo e M Sommer Comércio de Fertilizantes, participantes do processo licitatório de concorrência pública, para a instalação das suas plantas no local.
Expo Jacutinga 2024
O evento conta com exposição do comércio, indústria, agropecuária, artesanato, veículos, exposição de animais e da cultura local, além da Feira do livro, da II Mostra do Pequeno Empreendedor, e oferece ainda ao público, durante os três dias, apresentações artísticas e musicais regionais e nacionais, brinquedos infláveis e parque de diversões.
Autoridades presentes na cerimônia:
A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Carlos Alberto Bordin, com a primeira-dama, Cleonice Bordin, do vice-prefeito, Ricardo Menegaz, e esposa Suelen Menegaz, do presidente do Legislativo municipal, vereador Fábio Menin Tortelli, deputado federal, Afonso Hamm, do coordenador do Gabinete de Prefeitos da Casa Civil do RS, Salmo Dias de Oliveira, e da assessora da pasta, Patricia Lorenzi Piccoli, do vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, do presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, do comandante da Companhia Independente de Getúlio Vargas, major Ailton Trindade, da gerente regional da Emater/Ascar – Alto Uruguai, Fernanda Angonese, do presidente do Sindilojas Alto Uruguai e diretor regional da Fecomércio-RS, José Gelso Miola, do presidente municipal da Associação do Comércio, Indústria e Prestação de Serviços (Acips/CDL), André Rodri, do sindaco (prefeito) da cidade de Pederobba (na região do Vêneto, Nordeste da Itália), cidade irmã de Jacutinga, Marco Turato, e esposa, bem como da côrte municipal, formada pela rainha, Paola Zanella De Gregori, pela 1° princesa, Letícia Nava, e pela 2° princesa, Carine Toigo, e pela Côrte da 3° Idade, formada pela rainha, Cleide Balsanello, e princesas, Leonita Zanella e Helena Nunes, e o pároco da igreja Santo Antonio de Jacutinga, padre Olírio Luís Streher. Além de prefeitos da região, secretários municipais, vereadores locais e adjacentes, procurador do Município, assessores parlamentares, lideranças políticas e representantes de entidades municipais.
Por Assessoria de Comunicação