Festa di Bacco 2024 valoriza produtores rurais e cultura italiana
Evento acontece ainda nos dias 4 e 11 de fevereiro, em propriedades rurais.
Com intuito de valorizar a produção da agricultura familiar e agroindústrias, além de resgatar e cultivar a cultura italiana dos Imigrantes, a Festa di Bacco 2024 aconteceu neste fim de semana no Santuário de Fátima. Durante dois dias, 15 expositores comercializaram uva e derivados, flores, artesanatos, produtos coloniais e de agroindústrias, além das atividades contarem com apresentações culturais e jogos típicos.
Quebra na safra
Segundo a Emater/RS-Ascar, Erechim tem uma área de em torno de 60 hectares de parreirais. A expectativa inicial da safra era uma produção de 20 toneladas por hectare, mas devido à chuva excessiva entre os meses de setembro e novembro, época de floração, causando pragas e doenças, a produtividade foi reduzida em 50%, ficando em uma estimativa final de 600 toneladas de produção.
Mesmo assim, a Festa di Bacco está conseguindo atender a demanda e está realizando uma grande confraternização. O produtor Luciano Paulo Olivo celebrou as vendas do fim de semana. “Eu vendi 1.400 quilos e no final faltou uva. Foi uma venda espetacular. Achei uma Festa di Bacco muito interessante, apesar de poucos produtores de uva, mas valeu a pena”, comentou.
O produtor Alencar Rampi, além da uva, também comercializou frutas como melancia, morango, mirtilo, amora e framboesa. “Foi muito boa a feira. Agradecemos a organização pela oportunidade de participar mais um ano e desejamos continuar participando nos próximos anos”, disse.
Cultura Italiana
O presidente da Festa di Bacco, Charles Oldoni, destacou que a Festa di Bacco é feita a muitas mãos. “Com nossos grupos italianos, os produtores e muitas pessoas envolvidas, celebramos a cultura italiana com danças, músicas, jogos e comidas típicas trazidos pelos nossos imigrantes. Continuem prestigiando nossa Festa da Uva de Erechim”, disse.
A Festa di Bacco 2024 é uma promoção da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, com apoio das Secretarias de Cultura e Esporte; Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Gestão e Governança; e Administração; além de Emater/RS-Ascar; SUTRAF Erechim; Comissão da Uva; Feira do Produtor e grupos Italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina. As atividades acontecerão ainda, nos dias 4 e 11 de fevereiro nas propriedades rurais. Confira programação completa clicando aqui.
Por Assessoria de Comunicação