O PTB de Erechim encerra as suas atividades melancolicamente e surge o PRD
O PTB, em Erechim chegou a estar entre os três maiores partidos de nossa cidade e ser o partido com maior representatividade dentro governo Antônio Brito. Chegou a ter cinco vereadores, vice-prefeito Luiz Antônio Tirello e ocupou três importantes secretarias do governo Zanella.
Além disso, elegeu um deputado estadual, Iradir Pietrowski, que foi o primeiro erechinense a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa. Mais tarde ele se tornaria secretário de estado do governo Brito e mais recentemente, presidente do Tribunal Conta RS.
Teve Luiz Antônio Tirello, suplente de senador e só não assumiu o senado (ele seria o primeiro senador da nossa cidade), por ter optado em concorrer a prefeito na eleição de 2008, contra Paulo Polis.
Nas últimas eleições municipais conseguiu eleger apenas o vereador Araújo que nunca teve nenhum envolvimento mais efetivo dentro do PTB. Inclusive o atual vice-prefeito Flavio Tirello, deixou o partido, se elegeu pelo PSB e hoje está no PSDB.
A partir de agora houve uma fusão entre o PTB e o Patriota, dando origem ao Partido da Renovação Democrática, o PRD. Luiz Antônio Tirello deverá ter muito trabalho para trazer para o PRD os históricos petebistas e fortalecer a legenda e lançar candidaturas para a câmara de vereadores já na eleição municipal de 2024.
Com certeza que o PRD deverá apoiar a reeleição de Polis e Flávio, já que o vice é filho do atual presidente do novo partido.