Conforme divulgado pelo jornalista Egídio Lazzarotto, em matéria no Jornal Boa Vista no início da noite de segunda-feira (30), Erechim gerou 431 novos postos de trabalho no mês de setembro.
Este foi o melhor desempenho alcançado em 2023, onde os serviços tiveram um desempenho de maior expressão, gerando 344 novos empregos. O único setor que ficou com saldo negativo no período foi a construção civil.
Dois fatores podem ter contribuição direta para este desempenho tão positivo: O primeiro refere-se ao 4º Feirão do Emprego, realizado em meados de setembro, onde 31 empresas buscavam por colaboradores para completar os seus quadros; O segundo fator só é possível observar, se analisarmos de forma mais ampla os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), onde no mês de setembro foi registrado o menor número de demissões de 2023, totalizando 1.457. Este número, apesar de ser o menor registrado no corrente ano, ainda representa 3,81% do total de empregos formais. O período que mais registrou rescisão de contratos de trabalho e, por consequência uma rotatividade maior, foi no mês de fevereiro, onde 1.994 erechinenses trocaram de emprego.
Outra boa notícia é que do total de empregos gerados em setembro, somente 36 postos são de trabalho intermitente ou estágios, todos os demais são vagas permanentes.
Um comparativo de Erechim com o estado e o país, mostra que o desempenho das empresas erechinenses também se sobressai, tanto no mês ora avaliado, quanto no acumulado do ano. O Brasil apresenta um crescimento de 0,48% em setembro e 3,77% no ano. O Rio Grande do Sul fica um pouco abaixo, com 0,05% no mês e 2,04% no acumulado. Erechim por sua vez, supera os índices do estado e do país em ambos os quesitos, obtendo um crescimento em setembro de 1,14% e 4,22% de acumulado em 2023.