No mês de novembro, a Caixa Econômica Federal promoverá um leilão de propriedades com descontos de até 95%. Serão disponibilizadas 800 unidades em diversas regiões do país. Essas transações ocorrerão de maneira virtual. No Rio Grande do Sul, estão sendo ofertados 76 imóveis, sendo 25 em Porto Alegre.
Até as 10h do dia 7 de novembro, é possível efetuar consultas e fazer lances para adquirir os imóveis por meio do site da Fidalgo Leilões. As duas fases seguintes do leilão acontecerão nos dias 17 de novembro e 5 de dezembro.
Entre as oportunidades na Capital estão um apartamento com 65,45 metros quadrados de área privativa avaliado em R$ 220 mil, mas com lance inicial de R$ 124.674 — o que representa desconto de 43%. O imóvel possui dois quartos, varanda, área de serviço, banheiro, sala, cozinha e ar-condicionado, e está localizado na Rua Rezende Costa, no bairro Sarandi.
Ainda na Capital, o apartamento com maior desconto, de 45%, possui 40,29 metros quadrados de área privativa, dois quartos, banheiro, sala e cozinha. O condomínio, localizado na Avenida Família Gonçalves Carneiro, no bairro Cavalhada, possui ainda espaço com churrasqueira, rede interna de gás, playground, portaria e salão de festas.
Pagamento
Além dos descontos, há condições especiais de pagamento que estão detalhadas na descrição de cada imóvel. Entre as opções disponíveis estão o financiamento, o pagamento à vista e a alternativa de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Caso a opção escolhida seja o financiamento, é aconselhável que seja procurada uma agência da Caixa antes do leilão para obter a carta de crédito aprovada.
Qualquer pessoa física ou jurídica tem a possibilidade de participar do leilão, mediante a realização de um cadastro no site e o envio dos documentos mencionados no edital, disponíveis como anexos no próprio site. É aconselhável realizar uma pesquisa prévia, incluindo a avaliação do valor de mercado do imóvel, a sua situação de ocupação e quaisquer pendências, como impostos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), taxas de condomínio, manutenção, entre outros.
Por GZH