Profissionais da região participam do Ciclo de Capacitação Técnica da Vigilância Sanitária
Evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde
Nesta sexta-feira (19), foi realizado o primeiro encontro do Ciclo de Capacitações Técnicas em Gestão da Qualidade em Vigilância Sanitária, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, no Espaço Cooperar da Sicredi UniEstados. Estiveram presentes na abertura, o vice-prefeito Flavio Tirello, a secretária de saúde Éclesan Palhão, o coordenador da 11ª CRS, Mario Ceron, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sérgio Alves Bento e o diretor da Vigilância em Saúde de Erechim, Paulo Botton. A formação reuniu cerca de 60 profissionais, incluindo fiscais, coordenadores, assessores jurídicos, administrativos, e outros membros que desempenham papéis cruciais nessa área.
Este ciclo de capacitações visa promover a ampla discussão e a promoção da adoção de instrumentos e procedimentos destinados à melhoria da gestão, planejamento e priorização na execução das ações sanitárias, todos inseridos no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Essa diretrizes e requisitos se alinham com o Sistema de Gestão da Qualidade e o Gerenciamento de Risco, tornando-se essenciais para fortalecer a eficiência da Vigilância Sanitária.
Durante a manhã Eliane Carvalho, Naiara Rigo, Ana Paula Fagundes e Paulo Botton fizeram a introdução de como funcionará o ciclo de palestras e logo após, as palestras foram ministradas pelos palestrantes Cleder Benvenutti e Isadora Benvenutti trazendo assuntos de motivação e autoconhecimento. Já na parte da tarde, a conversa foi com Verônica Baldon Fusinato e Dorvana Ianzer, Renato da Conceição, Kauana Riede de Oliveira da VISA Marcelino Ramos, Alan Júnior Solivo e Lucas Eduardo Ribeiro da VISA de Severiano e Almeida.
Neste contexto, a secretária de Saúde de Erechim, Éclesan Palhão, enfatiza a importância crucial dessas capacitações. “A constante busca pelo aprimoramento e atualização é um compromisso inegociável quando se trata da saúde e segurança dos cidadãos. Este ciclo de capacitações representa um passo significativo em direção a um sistema de vigilância sanitária mais eficiente e, consequentemente, à garantia de bem-estar para nossa comunidade”, declarou a secretária Éclesan.
O vice-prefeito, Flávio Tirello, parabenizou a iniciativa inovadora. “O sucesso de nossa comunidade depende diretamente da qualidade dos serviços de saúde e segurança que oferecemos. Essas capacitações são um investimento valioso no fortalecimento da nossa cidade e da região”, afirmou o vice-prefeito Flávio.
Por Ascom