Viadutense, Letícia Stachelski, integra missão de 40 dias na Antártida
Missão é composta pela Marinha do Brasil, cientistas, pesquisadores que embarcaram neste domingo dia 08 de outubro do Rio de Janeiro e permanecerá no continente gelado por mais de 40 dias.
A Viadutense Letícia Stachelski será uma das tripulantes do navio oceanográfico que estará em missão na Antártida, para mais uma jornada de pesquisas e estudos climáticos. Letícia compõe a equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Letícia Stachelski, hoje com 25 anos, nasceu em Viadutos, até os sete anos residiu na localidade de Linha Sant’Ana, interior de Viadutos, vindo a residir na cidade com sua família, onde cursou todo o ensino fundamental e o médio na Escola Estadual Viadutos.
Após o ensino médio fez provas seletivas. Foi aprovada em três universidades públicas, mas optou pela Universidade Federal de Santa Maria, no INPE, onde cursou e se formou em setembro de 2022, no curso de Bacharel em Meteorologia, um antigo sonho seu.
Durante o período que cursou Meteorologia, no INPE, em Santa Maria, sofreu um duro golpe e um forte trauma, que foi a perda de seu pai, mas seu espírito guerreiro e sua determinação ajudaram a superar todos os obstáculos e ir à busca de seus sonhos.
Em março deste ano, Letícia iniciou o Mestrado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE de Cachoeira Paulista em São Paulo. Em agosto passado, após uma semana de provas específicas foi selecionada para ser uma das pesquisadoras da missão à Antártida, onde permanecerá por volta de 40 dias.
A informação foi divulgada pela Rádio Comunidade de Viadutos,que manteve contato com Letícia e sua mãe Amélia, que gentilmente, cederem às imagens, autorizaram a matéria, e Letícia se dispôs a enviar notícias, imagens e vídeos da missão na Antártida diretamente para a Rádio e redes sociais.
Por, Rádio Comunidade FM/Viadutos