O professor da URI, Fabiano Tadeu Grazioli, recebeu na tarde de terça-feira, 5, no Anfiteatro da Universidade, as alunas e os alunos do Curso Normal Magistério da Escola Estadual José Bonifácio, de Erechim, para uma oficina intitulada “Poesia, infância e leitura literária: o caso curioso dos alfabetários”.
A atividade considera que o incentivo à formação de leitores inicia no gesto curioso do mediador de leitura em relação às obras literárias. Por isso, as futuras professoras e professores devem ser incentivados na formação do seu repertório de leitura, em especial, a literária, porque somente se forem leitores, serão mediadores de leitura capazes de despertar o interesse e o gosto dos alunos acerca da literatura.
Para exemplificar esse processo, o professor Fabiano escolheu para a oficina, um livro bastante específico e que comparece dentre as obras para a infância: os alfabetários (ou abecedários). Na oportunidade, o docente explicou o surgimento do gênero, suas características e como alguns autores contemporâneos se valem da estrutura desses livros, conhecidos pelo teor didático e pedagógico, para construir uma poesia para a infância altamente lúdica e favorável aos aspectos intrínsecos da infância e do poema infantil, subvertendo as coordenadas do gênero. Deste modo, alfabetários como Abecedário poético de frutas, de Roseane Murray e Alfabeto poético dos nomes, de Pablo Moreno”, colocam em evidência a experiência estético-criativa e a relação da criança com a linguagem literária, possibilitando a fruição do poema em ampla medida.
A partir das considerações, os participantes exploraram um pequeno acervo de alfabetários e, a partir deles, conversaram com o professor ministrante. A atividade foi acompanhada pela coordenadora do Curso de Pedagogia, Rosane Vasques, e pela Professora Josiéli Tonin Pagliosa, professora da Escola Estadual José Bonifácio. Este foi o segundo encontro entre o Magistério do JB e o Curso de Pedagogia da URI para fortalecer a parceria entre a Universidade e a Escola.
Por Ascom