Encontro Abelheiro será realizado em novembro em Carazinho
O objetivo é reunir todo o agronegócio da apicultura e meliponicultura nacional que, segundo dados de 2021 do IBGE, produziu cerca de 55,8 mil toneladas e movimentou em torno de R$ 854,4 milhões.
Criadores de abelhas e interessados no segmento têm evento marcado, trata-se do 1º Encontro Abelheiro, que acontecerá de 3 a 5 de novembro, na Associação Carazinhense Pró-Ensino Superior (Acapesu), em Carazinho. O Encontro Abelheiro é uma promoção da União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e da empresa Védera, com o apoio da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
De acordo com a organização do Encontro, o objetivo é reunir todo o agronegócio da apicultura e meliponicultura nacional que, segundo dados de 2021 do IBGE, produziu cerca de 55,8 mil toneladas e movimentou em torno de R$ 854,4 milhões. De acordo com César Souza, mentor e organizador do evento, a proposta do Encontro Abelheiro é ter expositores de vários segmentos ligados ao tema, estandes com venda de mel e oficinas práticas sobre o setor. “A ideia é promover negócios e troca de conhecimento e experiências, já que este é um setor dinâmico dentro do agronegócio brasileiro”, declara Souza.
Para o encontro já está confirmada a presença de pesquisadores da Embrapa, que apresentarão oficinas sobre manejo da florada e das colmeias, assim como do Instituto de Pesquisa Argentino para falar sobre o segmento naquele país. A organização conta com a participação também de visitantes de várias regiões dos estados do Sul do Brasil. Dentre os expositores estarão apicultores e meliponicultores e o público também poderá conferir inúmeros exemplos de produtos oriundos da criação de abelhas.
Por assessoria de comunicação