A Hospinorte – Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – realizou, na manhã do dia 24 de agosto, mais uma reunião ordinária com a presença dos hospitais associados de toda a região.
O encontro foi coordenado pelo presidente Márcio Antunes Pires e foi realizado no Anfiteatro do Hospital de Caridade de Erechim, tendo como pauta principal o piso da enfermagem e demais assuntos de interesse dos estabelecimentos hospitalares que são comuns a todos.
Como pauta principal, os representantes dos hospitais foram unânimes em dizer que respeitam a decisão do pagamento do piso da enfermagem que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), passa a valer a partir de 1º de julho. Eles consideram importante a valorização dos profissionais da enfermagem, fundamentais para o pleno atendimento na saúde, no entanto, afirmaram que é necessário que sejam fornecidas alternativas permanentes para o financiamento do piso, dado seu grande impacto econômico, não somente nos hospitais públicos, mas especialmente nos hospitais privados, que já enfrentam desafios de sustentabilidade econômica.
Conforme informaram, o repasse do Governo Federal, que iniciou neste mês de agosto para o pagamento do piso é insuficiente para cobrir a folha de pagamento dos profissionais e não há segurança da sua continuidade ou complementariedade.
A Hospinorte, como entidade representativa, vai buscar alternativas para garantir a justa valorização dos profissionais, mas também assegurar a sustentabilidade do setor de saúde.
Por assessoria de comunicação