Transformação Digital: servidores participam de treinamento sobre a Ouvidoria

O objetivo foi detalhar e diferenciar os serviços de cada secretaria e do órgão que tem a função principal promover o diálogo entre a população e a prefeitura

Servidores representando as 12 secretarias municipais da Prefeitura de Erechim participaram de um treinamento sobre a Ouvidoria Municipal, nesta quinta-feira (24), no Salão Nobre. O objetivo foi detalhar e diferenciar os serviços de cada secretaria e da Ouvidoria, que tem a função principal promover o diálogo entre a população e a prefeitura. Além disso, abordaram o fluxo interno das informações entre os setores para melhorar os serviços públicos à população.

A iniciativa faz parte do processo de Transformação Digital que é coordenado pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, com o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

O representante da empresa System Sistemas de Gestão, Diogo Grando, fez apresentação geral do módulo da Ouvidoria, mostrou, na prática, o funcionamento e acesso do cidadão, como as informações chegam nas secretarias e devem ser repassadas, por exemplo, para a Ouvidoria, quando não se tratam de solicitações de serviços.

“Quando a Ouvidoria recebe uma solicitação ela analisa e encaminha aos setores responsáveis. Esta solicitação pode ser feita na página da prefeitura (serviços on-line), via e-mail, telefone ou pessoalmente, conforme esta´descrito no Portal da Transparência do município”, afirma o consultor da empresa, que destacou, ainda, a importância de se cumprir os prazos nas respostas aos cidadãos. Na ocasião, os servidores de setores estratégicos da Transformação Digital apresentaram a situação específica de cada secretaria e as dificuldades diárias mais recorrentes.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que a Transformação Digital está ampliando o acesso aos serviços públicos. “E, principalmente, implantando uma nova cultura de atendimento, menos burocrática e mais humanizada, porque prioriza as necessidades das pessoas, dá uma resposta ágil e eficiente”, disse o prefeito Polis.

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que todo este processo de inovação e modernização da gestão pública, através da Transformação digital, envolve as 12 secretarias de forma interligada. “Mas estamos avançando com a colaboração de todos”, destaca Marmentini.

Segundo o diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, os treinamentos são fundamentais para fazer com que a pauta digital traga os resultados esperados. “Chegamos a 72% dos serviços públicos disponíveis de forma on-line, mas ainda há muito por fazer, porque a complexidade só aumenta”, afirma o diretor.

Por Assessoria de Comunicação 

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