04 - Banner online E - 1181 x 374

Trigo segue em implantação no RS

Em processo de implantação, a cultura do trigo no Rio Grande do Sul atinge 65% da área planejada para esta safra, estimada em 1.505.704 hectares. As lavouras que foram semeadas no final de maio e na primeira quinzena de junho apresentam emergência altamente satisfatória e rápido desenvolvimento inicial. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (29/06), a ocorrência de chuvas, intercaladas com períodos de tempo estável, tem influenciado o ritmo da semeadura. A implantação do trigo já se aproxima dos 90% na região Noroeste, se aproxima de 65% na região Central, e no Sul atinge 60%.

Na de Santa Rosa, a área semeada com trigo corresponde a 88% da área total. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o percentual de área semeada está 15% mais avançado. As condições climáticas têm favorecido a germinação, o crescimento inicial e a população adequada de plantas. Ainda há áreas a serem semeadas devido à umidade excessiva e a pendências de financiamento, o que impede a realização da atividade antes da contratação dos créditos. Em razão da elevação das temperaturas, os produtores intensificam o monitoramento de pragas e doenças, buscando reduzir os danos causados por infestações de pulgões e manchas foliares.

A aveia branca também segue em implantação, assim como as demais culturas de inverno, canola e cevada. Com área de cultivo projetada para a safra 2023 de 365.081 hectares, a produtividade estimada para a aveia branca no RS é de 2.340 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar Frederico Westphalen, o plantio da aveia branca está prestes a finalizar, com 95% da área total já semeada, estando 92% em germinação e desenvolvimento vegetativo, e 8% em início da fase de floração.

Na canola, com 95% da área de cultivo estimada de 67.219 hectares, a implantação se aproxima do final, com aproximadamente 95% das lavouras já estabelecidas, estando 92% em germinação e desenvolvimento vegetativo, e 8% em floração. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, em função das chuvas, houve uma uniformização na emergência das plantas e crescimento mais acelerado, indicando bom progresso inicial da cultura.

A cultura da cevada encontra-se em processo de implantação, com 75% da área de cultivo de 35.899 hectares já implantada. No momento, todas as lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, a área destinada ao cultivo de cevada é direcionada à produção de malte para a indústria cervejeira. Até o momento, 90% dessa área já foi plantada, e as condições climáticas têm sido favoráveis para a emergência e para o desenvolvimento inicial das lavouras.

 

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS