Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da URI (turma 2023), realizaram na noite de quinta-feira, 15,, uma aula prática da Disciplina de Práticas de Manejo e Bem-Estar Animal, ministrada pelo professor Diego Agazzi.
A aula, que foi acompanhada pela coordenadora do Curso, Daniela Oliveira, foi realizada com os equinos do Patronato São José.
A prática sobre métodos de contenção em equinos, bem-estar animal, desvermifugação e calendário de vacinas dos referidos animais foi ministrada pelo médico veterinário Audyeres Padilha.
Na ocasião, os alunos puderam fazer o vermífugo em todos os equinos, usando métodos de contenção, ausculta cardíaca e pulmonar, gaferindo também a temperatura.
O Curso de Medicina Veterinária está desenvolvendo o projeto de extensão sobre “Equoterapia: a importância da Avaliação do Equino como Instrumento terapêutico” há 5 anos. O objetivo é oferecê-lo como meio de habilitação, reabilitação, educação e de inserção social de pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla, por meio de sessões individuais sistemáticas, utilizando equinos terapeutas manejados adequadamente, em um processo de integração interdisciplinar e multiprofissional aumentando o envolvimento da URI com a sociedade. Além disso, quer identificar e recrutar estudantes de Medicina Veterinária para conduzir o programa; realizar as sessões de Equoterapia com a presença da equipe multiprofissional capacitada e treinada, zelando pela qualidade do atendimento aos praticantes e segurança dos envolvidos.
Por Assessoria de Comunicação