Eventos sobre vitivinicultura reúnem pesquisa e Extensão Rural em Floriano Peixoto
O Encontro Técnico em Vitivinicultura e o 5º Encontro Municipal de Vinho Artesanal de Floriano Peixoto reuniram mais de 50 produtores ligados à atividade, nesta quarta-feira (24/05), no Ginásio Municipal. Os eventos foram marcados pelas palestras técnicas com temas como manejo de doenças e pragas na produção de uva, abordado pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar Enio Todeschini, e pela apresentação das variedades de uva pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Roque Zilio. Também foi apresentado o cenário regional da fruticultura, com ênfase na produção da uva, pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar Luiz Ângelo Poletto.
Enio Todeschini detalhou um conjunto de práticas que vai garantir o sucesso na vitivinicultura. Ele focou na importância de conhecer as pragas alvo e os princípios ativos e suas carências na utilização segura dos produtos químicos e biológicos para o controle de pragas. Dentre as práticas, que já iniciam pelo conhecimento para a escolha da variedade, já que cada uma delas tem características específicas, clima, conhecimento de pragas e doenças para fazer o manejo adequado, além de poda, adubação, cuidados com o solo na condução do parreiral.
O pesquisador Roque Zilio repassou orientações sobre as principais características das variedades BRS que a Embrapa Uva e Vinho desenvolveu através do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, direcionado para obtenção de cultivares para mesa, suco e vinho. O pesquisador destacou as práticas de manejo adequadas para cada variedade a fim de obter êxito na colheita. Segundo ele, é importante que o produtor utilize práticas de manejo que envolvam todo o sistema de produção, para ter uma planta equilibrada que resulte em vinho ou suco de qualidade.
O evento prosseguiu à tarde com avaliação técnica e degustação das amostras de vinhos artesanais produzidos nas propriedades rurais para consumo familiar. A degustação foi realizada pelo enólogo da Embrapa Uva e Vinho Giuliano Elias Pereira e pelo pesquisador Roque Zilio. O resultado da avaliação
das amostras será divulgado durante a 5ª Festa do Vinho, que acontecerá no dia 10 de junho.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Floriano Peixoto, com patrocínio da Sicredi.
Abertura
A abertura contou com as presenças do prefeito, Orlei Giaretta, do vice-prefeito, Odacir Malacarne, do secretário municipal da Agricultura, Eleandro José da Silva, do representante do Legislativo, vereador Denilson Pauletti, do gerente regional da Emate/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e representando a Sicredi, Alessandro Vitali.
O prefeito afirmou que “Floriano Peixoto está sendo reconhecido como o município do vinho”, agradecendo a Emater/RS-Ascar em nome da gerência e da equipe municipal. Também o observou que a Prefeitura vem fomentando a atividade com programas municipais e convidou a população a participar da Festa do Vinho.
Tonello agradeceu à Prefeitura, a parceria da Sicredi e a Câmara de Vereadores, assim como parabenizou os palestrantes da Emater/RS-Ascar e da Embrapa Uva e Vinho, os produtores e a equipe do Escritório Municipal, integrada pelos extensionistas Vilmar Tonello, Ediane Scoloski e Osmar Vitali, e a supervisora Fernanda Tacca Angonese.
Alessandro Vitali agradeceu a todos e colocou a Sicredi à disposição dos produtores para qualquer linha de crédito.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim