Deputado Paparico Bacchi integra subcomissão que vai fiscalizar concessão de licenças na Fepam
Proposição feita pelo deputado Professor Claudio Branchieri (Podemos) foi aprovada na Comissão de Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa
O deputado Paparico Bacchi (PL) ingressou como membro titular na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – presidida no parlamento gaúcho pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos). Além de compor o colegiado, na quarta-feira (3), o parlamentar passou a integrar a submissão criada para fiscalizar prazos, concessões e licenças da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A morosidade nos processos de licenciamento da instituição motivou a proposição do deputado Professor Claudio Branchieri (Podemos), que vai presidir os trabalhos da submissão composta também pelos deputados Guilherme Pasin (PP) e Rodrigo Lorenzoni (PL).
“A Fepam precisa urgentemente ajudar o Rio Grande do Sul a fazer sua parte. Na legislatura passada, nós fizemos aqui grandes reformas e, dentre elas, a do Código Ambiental – hoje um dos mais modernos. Precisamos evoluir. A Fepam não pode continuar fazendo o que fez até agora. Na Fepam, há mais de 160 pedidos de instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) que se arrastam a décadas”, salientou Paparico Bacchi. De acordo com o parlamentar, a morosidade administrativa no órgão faz empreendedores migrarem suas instalações para Santa Catarina – reduzindo de forma exponencial a geração de tributos, emprego e renda no Rio Grande do Sul.
“Para que os senhores tenham noção do prejuízo econômico ao nosso Estado, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) – empresa gaúcha – instalou sua PCH em Santa Catarina e agora está construindo redes para trazer a energia elétrica que será consumida no RS, gerando ICMS no estado vizinho”, enfatizou Paparico Bacchi. O proponente da subcomissão, Professor Claudio Branchieri explicou que o principal objetivo é “jogar luz” sobre um dos principais problemas que o estado enfrenta. “É a burocracia que atrapalha a livre iniciativa e o bom andamento do ambiente de negócios no estado”, afirmou.
Durante a sua primeira manifestação na Comissão de Economia, Paparico Bacchi enfatizou que recebeu um grande presente ao integrar o colegiado. “Após concluir a minha graduação de licenciatura plena em História, na Universidade de Passo Fundo, iniciei o mestrado na área da história econômica – porque não há governo bom com a economia ruim. E o mundo sempre se movimenta através da economia. Então, sempre tive o desejo de estar aqui nesta comissão”, explicou o parlamentar.
Presenças
Além do presidente do colegiado e parlamentares supracitados, também participaram das deliberações a deputada Silvana Covatti (PP) e os deputados Aloísio Classmann (União), Dirceu Franciscon (União), Eduardo Loureiro (PDT), Elton Weber (PSB), Pedro Pereira (PSDB) e Zé Nunes (PT).
Matéria: Irineu Fontela (MTE 17.690)