Transformação Digital amplia acesso aos serviços públicos, reduz impressões e atendimentos presenciais
Houve diminuição de 352.265 impressões na Prefeitura de Erechim, aumento de 3.103 para 8.963 processos digitais, e queda de 69.57% nos atendimentos presenciais nos quatro primeiros meses de 2023, com relação ao ano anterior
A Transformação Digital está reduzindo a utilização de papel, o número de impressões e ampliando o acesso aos serviços públicos via on-line, pelo site ou aplicativo SysCidadão, na Prefeitura de Erechim. Todo este processo é coordenado pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital.
Cidade mais inteligente e conectada
O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, explica que a Transformação Digital visa construir uma cidade mais inteligente, conectada e sustentável. “A avaliação de todo este trabalho é positiva e está trazendo muitos resultados, inclusive, o reconhecimento com premiações estaduais”, afirma o secretário e coordenador, Edgar Marmentini.
O secretário e coordenador, Edgar Marmentini, afirma que o objetivo de todo este processo é integrar, cada vez mais, a população, empresas, entidades, com a administração pública municipal de forma digital. “O objetivo é fazer com que os serviços públicos sejam mais rápidos e eficientes para as pessoas, resolvam os problemas, e que o Poder Público, seja um agente e parceiro para promover inovação no município”, enfatiza.
Redução significativa
O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, comenta que, nos primeiros quatro meses deste ano, as mudanças são significativas. “Houve uma redução de 352.265 impressões na Prefeitura de Erechim, envolvendo as 12 secretarias municipais, o que representa uma diminuição de 22.61%, com relação ao mesmo período de 2022, são resultados efetivos”, comenta.
Ampliação dos serviços on-line
Além disso, observa o diretor, André Luiz Dalo Rosa, a solicitação de serviços de forma on-line cresceu 184.12%, nos primeiros quatro meses deste 2023, se comparado com o mesmo período do ano anterior. “Saímos de 3.103 processos para 8.963 pedidos digitais, um aumento muito grande nos processos on-line, o que mostra que a população aprovou toda esta Transformação Digital”, explica o diretor.
Queda no atendimento presencial
E, de outro lado, acrescenta ele, outro aspecto positivo é a diminuição nos atendimentos físicos, que caíram 69.57% nos quatro primeiros meses de 2023, com relação ao ano anterior, foram 5.812 em 2022, e, em 2023, reduziram para 1.866 atendimentos presenciais.
Site ou aplicativo
O cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo.
Acesse aqui o passo a passo: (https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/16908/passo-a-passo-para-solicitar-servicos-publicos-pelo-site-da-prefeitura
Muitos serviços que antes eram abertos por meio de processos físicos ou no
www.pmerechim.rs.gov.br
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Investe + Erechim
A Transformação Digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e faz parte do Investe + Erechim, o maior programa de investimentos da história de Erechim.
Por Assessoria de Comunicação