Nove coletores ficam feridos com vidros descartados incorretamente em Erechim
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem novamente pedir à população que façam o descarte correto de vidros que são recolhidos pela coleta seletiva. A prática de descartar vidros sem o cuidado adequado levou nove coletores a se cortarem na última semana, causando desgaste à saúde dos mesmos e prejuízo na coleta devido a diminuição da mão de obra, sendo que os coletores precisam ficar afastados com atestado médico em razão dos cortes sofridos pelos mesmos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, é muito importante que a população esteja atenta na hora do descarte de vidros. “As pessoas que trabalham com a coleta seletiva são fundamentais para a limpeza urbana e para a reciclagem do lixo. Para que elas atuem em segurança é preciso que os munícipes façam a sua parte. Você não pode simplesmente guardar o vidro em sacolas plásticas. Por serem pontiagudos e cortantes, eles podem rasgar as sacolas e machucar quem for pegá-las. O ideal é embrulhá-lo em jornais e, depois disso, guardar em caixas de leite ou de papelão. Com isso, é praticamente impossível que o vidro fique para fora da embalagem e machuque alguém” orienta Cristiano Moreira.
Porém vale ressaltar que o descarte correto não termina aqui. Depois desse processo, você ainda deve depositar o material no local correto. Se for deixá-lo na rua junto ao restante do lixo reciclável a ser recolhido pela coleta seletiva, é fundamental que o vidro fique a uma certa distância dos outros e, preferencialmente, tenha uma indicação do que se trata.
“Com essas pequenas medidas você faz o descarte correto do vidro e evita que os coletores que trabalham tanto na coleta, quanto na reciclagem se cortem. Pense nos trabalhadores da coleta seletiva. Se você simplesmente jogar o vidro fora em uma sacola, como faria com outros materiais, é possível que eles se machuquem gravemente. É preciso ter todo um cuidado para que isso não aconteça. Por isso reforçamos: descarte o vidro de forma adequada e coloque uma identificação na embalagem para que os coletores saibam que se trata de objeto cortante”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, reforçando que o procedimento, iniciado em segurança em casa, também garante a segurança dos coletores de material reciclável.