Valorização da genética e incentivo da criação da bezerra são temas de Seminário em São Valentim
Cerca de 150 produtores ligados à atividade leiteira participaram do 14º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 14º Clube da Bezerra de São Valentim, realizado na última sexta-feira (17/02). O objetivo foi de valorizar a genética existente no município e incentivar a criação da bezerra. O evento foi aberto pelo prefeito Claudimir Paniz, pela presidente da Câmara de Vereadores, Laides Ferronato, pelo gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, pela presidente do Sutraf de São Valentim, Rosilene Scopel, entre outras lideranças.
Pela parte da manhã, no salão paroquial, foram realizadas duas palestras, uma delas pelo agricultor, pecuarista e empresário, Acari Luiz Menestrina, da Industria Gran Mestre Alimentos. Ele relatou sua experiência na atividade com a criação de 320 animais no sistema, com 85 hectares cultivados com pasto. Ele defendeu a criação à base de pasto e citou exemplos na atividade leiteira. “Antes de ser produtor de leite tem que ser produtor de pasto”, ressaltou a importância de uma produção com qualidade. No entanto, Menestrina observou que cada produtor deve escolher o melhor sistema, mas voltado sempre para a qualidade. “Com matéria prima de qualidade se faz produto com excelência”.
Novos enfoques no melhoramento genético foi o tema da palestra do médico veterinário, Evandro Andre Kurtz, especialista em Bovinocultura de Leite. Seleção de animas para produção e melhoramento genético estão entre os destaques para ter um rebanho rentável. “A genômica possibilita um novo foco do produtor ver o melhoramento genético”, destacou a importância do investimento em melhoramento genético.
Na parte da tarde, no Pavilhão das Máquinas, ocorreu o desfile e julgamento das bezerras que teve como julgador, Gerzy Ernesto Maraschin.
Participaram 28 bezerras de 18 propriedades rurais, sendo duas categorias de raça Jersey e Holandesa e duas categorias de idade de 4 a 7 meses e de 7 a 10 meses.
Para incentivar a atividade leiteira no município, todos os agricultores que participaram com bezerras, receberam, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, apoio de horas máquinas para serviços na propriedade. Os agricultores que foram classificados, em 1º, 2º e 3º lugares receberam troféu e também prêmio em valor a ser gasto no município ou nas empresas apoiadoras do evento. No final do desfile das bezerras teve sorteio de brindes. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e prefeitura de São Valentim, com apoio das Cooperativas Agricoop, Cooperval, Cooperativa Santa Clara, Cooperalfa, C.Vaccaro Agronegócios, Cresol, Sicredi e Sutraf.
Confira os resultados
Na categoria Jersey de 4 a 7 meses 1º lugar Bezerra Laranjinha – família Eliseo Mantoani 2º lugar Bezerra 328 – da família João Vazocha 3º lugar Bezerra Boneca – de propriedade da família Gilmar Bertoldi
Na categoria Jersey de 7 a 10 meses 1º lugar Bezerra Paloma- da família Nadir Gaik 2º lugar Bezerra Priscila – da família Marcio Betlisnki
3º lugar Bezerra Princesa – propriedade da família de Augusto Foratti
Na categoria Holandesa de 4 a 7 meses: 1º lugar Bezerra – de propriedade da família João Vazocha
2º lugar Bezerra Pepita – propriedade da família Vanderlei Silveira Alves 3º lugar Bezerra Estrelinha – propriedade da família Simone Moretto Na categoria Holandesa de 7 a 10 meses 1º lugar Bezerra Pintadinha – propriedade da família Emilio Brandler 2º lugar Bezerra 200- brinco 200 da família Jose C Bitencourt 3º lugar Bezerra Pintadinha – da propriedade da família Eliseo Mantoani
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim