Em sua última reunião deste ano, Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo Diocesano de Erexim, esteve reunido com os Padres e Diáconos nesta terça-feira, 8, no Seminário N. Sra. de Fátima.
Entre outros pontos, a pauta da reunião contemplou: reflexão sobre o planejamento pastoral, relato de curso para novos bispos do qual Dom Adimir participou, projeto de retomada do Seminário Menor, prioridades da ação evangelizadora para o próximo ano, comemoração dos 70 anos do Seminário N. Sra. de Fátima, situação de padres e jubileus de ordenação, Terceiro Ano Vocacional do Brasil, Pastoral presbiteral, assuntos administrativos, Diaconado permanente, Sexto Dia Mundial dos Pobres, Campanha para a Evangelização, comunicações diversas.
Situação de padres e diáconos e jubileus de ordenação
Nas reuniões do Conselho de Presbíteros e nas dos padres e diáconos, há sempre tempo dedicado à partilha a respeito da saúde e alguma situação especial de cada um. Pe. José Carlos Sala celebrará jubileu de prata de ordenação presbiteral no dia 27 de dezembro no Santuário e no dia 28 na comunidade São João da Paróquia de São Valentim. Pe. Adelar Pedro De David, jubileu de ouro no dia 17 de dezembro no Santuário e, posteriormente, em Passo Fundo com um irmão que celebrará bodas de ouro de matrimônio
Planejamento pastoral
Pe. Jair Carlesso, Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bela Vista, Erechim, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, com texto entregue a todos os participantes, apresentou aspectos do Planejamento Pastoral, ressaltando que não basta pensar a ação; mais importante é como planejá-la de forma participativa, colegiada, comunitária no princípio da comunhão eclesial, unindo espiritualidade e metodologia. Pastoral vem de pastor, uma das imagens com a qual Cristo se apresentou. Ele é o Bom Pastor que dá a vida por seu rebanho e que veio para anunciar a Boa Nova da Salvação, o Evangelho. Evangelizar, segundo o Papa Paulo VI, é a graça e a vocação própria da Igreja. Ele existe para evangelizar, tendo como grande horizonte ou objetivo o que Cristo veio trazer, vida em abundância para todos. A evangelização precisa ser planejada à luz do ensinamento dele e a partir das necessidades das pessoas a quem se destina. O planejamento é processo permanente. A ação pastoral planejada é a resposta específica, consciente e intencional às exigências da evangelização.
Curso para novos bispos
O Dicastério para os Bispos, organismo de assessoria ao Papa realiza, anualmente, em Roma, curso para Bispos de recente nomeação. Dom Adimir participou de um dos dois grupos desse curso neste ano, no início de setembro. Nele havia 152 bispos, 11 do Brasil, de 45 países, No outro, havia 192, 19 do Brasil. O tema central foi anunciar o Evangelho nas atuais mudanças. Aspectos refletidos: o ministério dos Bispos – oração, pregação, administração, gestão de crises, compreensão da mudança de época, diligência canônica do Bispo na condução de uma Diocese neste contexto, a comunicação com a utilização das redes sociais, o trabalho com as famílias, a santidade episcopal no ministério. Ponto alto do curso foi a audiência com o Papa Francisco por mais de duas horas. Ele ressaltou que os bispos são pastores do povo numa Igreja samaritana que está a serviço, uma Igreja discípula que se coloca à escuta dos gritos dos pobres e da terra, uma Igreja que promove a cultura do encontro e se aproxima das pessoas para poder escutá-las.
Comemoração dos 70 anos do Seminário N. Sra. de Fátima
Há 70 anos, no dia primeiro de março de 1953, foi lançada a pedra fundamental do Seminário Diocesano N. Sra. de Fátima de Erechim. No dia 03 seguinte, em pavilhão de madeira, iniciaram as aulas do primeiro ano do Seminário com 33 alunos. Os seus 70 anos terão diversas celebrações de março a outubro do próximo ano. No dia primeiro de março, às 18h30, missa no Santuário presidida por Dom Adimir e concelebrada pelos padres da Diocese, com convite especial para os ex-reitores e ex-formadores, seguida de coquetel no Centro de Eventos. Dia 16 de abril, às 18h30, missa presidida por Dom Cleocir Bonetti, Bispo de Caçador, SC e coquetel com participação especial das religiosas e professores que trabalharam no Seminário. Nos dias 13 de cada mês, programação própria lembrando as aparições de N. Sra. em Fátima, Portugal. Dia 10 de junho, às 10h, missa e almoço com os padres que estudaram no Seminário. Dia 23 de julho, encontro com os ex-festeiros, lembrando os benfeitores, com missa às 18h30 e coquetel. Dia 20 de agosto, domingo, Assunção de N. Sra. ao Céu, Romaria Vocacional. Dia 16 de setembro, encontro com os ex-seminaristas com mateada na esplanada às 14h, missa às 18h30 e costelão às 20h. De 29 de setembro a 08 de outubro, novena e 72ª Romaria de Fátima. Pe. Sala comporá o hino para a comemoração; será organizada a galeria dos ex-reitores, um espaço do Seminário com quadro com foto e tempo de atuação de cada um. Também será redigido histórico do período.
Diaconato permanente
Haverá 5 encontros de formação complementar no Centro Diocesano para os alunos do primeiro curso da Escola Diaconal realizado de 2017 a 2019 que não tiveram presença suficiente. Em agosto a Escola iniciará um segundo curso, em Passo Fundo, com participação presencial e pela internet. A escolha de candidatos para ele deverá ser feita até o final deste mês de novembro. No dia 12 de dezembro, às 19h, no Centro Diocesano, haverá encontro com os indicados. Eles terão 5 encontros de formação preparatória e discernimento de março a julho.
Terceiro Ano Vocacional do Brasil
Pe. Lucas André Stein, Vice-reitor do Seminário e coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese e do Regional Sul 3 da CNBB, apresentou algumas atividades a serem desenvolvidas no Terceiro Ano Vocacional do Brasil de 20 deste mês de novembro a 26 de novembro do próximo ano, com o tema “Vocação, Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Seu objetivo geral é promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. O setor diocesano realizará encontro de um dia em todas as paróquias. Foi proposto que as preces comunitárias das celebrações sejam concluídas com a oração pelas vocações, como já se faz no primeiro domingo de cada mês.