Grupo de danças folclóricas alemãs de Três Arroios realiza 1º encontro dos ex-integrantes
No domingo, 21 de agosto, aconteceu o 1º Encontro dos ex-integrantes do grupo de danças folclóricas alemãs de Três Arroios. O encontro foi realizado no Clube Grêmio Tresarroiense e a programação contou com almoço de confraternização, projeção de fotos e danças de integração relembrando os tempos do grupo.
O grupo folclórico de danças alemãs, chamado na língua alemã de “GRÜNENTAL VOLKSTANZ GRUPPE,” foi criado em 1993, por Amélia Baldin Zahner, quando então era Secretária de Educação e Cultura do município de Três Arroios.
Teve como objetivo, resgatar a cultura alemã no município, uma vez que este, colonizado em 1917, havia sido fundado especificamente por alemãs estrangeiros e seus descendentes.
Este grupo tornou-se entidade jurídica em 1997, e estava ligado a Casa da Juventude de Gramado SC, a qual era a sede de todos os grupos folclóricos alemãs do Brasil. Também faziam parte de uma associação regional (AGAUV) Associação dos municípios do Alto Uruguai e Santa Catarina.
Entre as atividades eram desenvolvidas as danças folclóricas e as festas tradicionais dos grupos da associação regional, chamadas de VOLKSTANZFEST, foram realizadas em Três Arroios três VOLKSTANZFEST. Além das danças eram realizados teatros e brincadeiras folclóricas.
O grupo contava com as categorias Mirim, Infantil, Infanto – juvenil, Adultos e Senhoras.
Na culinária foram promovidos vários eventos como o Café Colonial e a Festa da Torta alemã, com isso, foi incentivado a produção e o consumo da cuca alemã, tanto assim que hoje a cuca alemã é muito procurada nas festas de Três Arroios.
O grupo sempre buscou divulgar o nome do município, através dos eventos em que participava destacando: Oktoberfest de Blumenau com apresentação de danças; duas vezes participou da Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul; excursão à Porto Alegre para visitação à pontos turísticos da capital e apresentação de danças; encontro Nacional de Grupos Folclóricos em Ijuí onde obtivemos vários prêmios; festa da Mandioca em São José do Hortêncio; festa do Morango em Feliz; festa da Bergamota em São Sebastião do Caí; apresentação em quase todos os municípios do Alto Uruguai e vários outros, sempre com sucesso e muita alegria.
Em 2010 o grupo foi extinto por falta de recursos financeiros, uma vez que sua sustentação vinha dos poucos recursos oriundos das promoções que o grupo organizava.
O encontro foi permeado de muita alegria, recordações, danças e homenagens. Os participantes resolveram homenagear Amélia Baldin Zahner pela criação e coordenação do grupo de danças folclóricas alemãs durante tantos anos, sempre com muita dedicação, comprometimento e amor à dança. Ficou decidido que no 3º final de semana do mês de agosto, os ex-integrantes das diferentes categorias de danças do grupo farão um encontro de confraternização.
Por Assessoria de Comunicação