8 mil erechinenses na fila de espera por procedimentos de saúde

O número é elevado e assusta num primeiro momento, mas a realidade é que oito mil erechinenses até poucos dias aguardavam por procedimentos na área da saúde. Em entrevista na Rádio Cultura a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, informou que a maioria destes são na área de cardiologia e oftalmologia.

Devido a pandemia, restrições e o cancelamento de alguns serviços dificultaram os atendimentos e consequentemente, as ações ficaram lentas. “Nas primeiras semanas de gestão realizamos um levantamento e constatamos as oito mil pessoas na fila de espera. Logo, fomos em busca de soluções e nos últimos dias diminuímos 500 pacientes da fila de espera de oftalmologia e a URI nos disponibilizou 50 vagas de cardiologia. Ainda, muitas pessoas dessa extensa lista já buscaram outras alternativas”, destacou Eclesan.

A secretária também relatou que em função da pandemia, reclusão por tantos meses, as Unidades Básicas de Saúde estão disponibilizando atendimento psicológico e de nutrição.

Por falar em coronavírus, ela também comentou sobre a vacina. “A vacina é uma luz no final do túnel, mas uma luz bem pequena. Hoje, Erechim conta com mais de 3000 profissionais da saúde no município. Até o momento, todos que trabalham na linha de frente já foram vacinados, bem como os idosos dos três abrigos do município. Agora, seguimos no aguardo de novas doses para dar sequência a imunização”, finalizou.

Por Carla Emanuele 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS