62% dos municípios gaúchos que estão sob bandeira vermelha podem flexibilizar restrições

Decisão está ancorada em decreto do governo do Estado que permite afrouxamento de regras em cidades que cumpram determinados requisitos

A divulgação da oitava rodada de revisão do status da pandemia no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (26), permite que 62,70% das cidades do Estado que estão sob bandeira vermelha adotem os protocolos da classificação laranja, ou seja, regras mais brandas de distanciamento controlado. Em números absolutos, isso corresponde a 185 municípios de um total de 301 que estão na zona de indicação de risco alto.

Parte das cidades beneficiadas pertencem as regiões de: Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Erechim, Palmeiras das Missões, Passo Fundo e Caxias do Sul.  Veja a lista completa de municípios aqui.

Os municípios têm até as 8h de domingo (28) para recorrerem da decisão ao gabinete de crise. Os técnicos do governo do Estado se reúnem na segunda-feira (29) para avaliar eventual incorreção nos dados ou os pedidos de reconsideração dos prefeitos. As medidas entram em vigor na terça (30).

O afrouxamento nas regras é chancelado pelo decreto do governo estadual que permite regras de bandeira laranja (risco médio) em uma região sob bandeira vermelha (risco alto), desde que ela não apresente registro de hospitalização e óbito por coronavírus de algum morador nos últimos 14 dias e que mantenham rigorosamente atualizados os registros nos sistemas oficiais. Os modelos deverão ser estabelecidos pelos prefeitos, desde que restritos às condições previstas na bandeira laranja.

Ao todo, há nove regiões com bandeiras vermelha no Estado. Desde a adoção do modelo de distanciamento controlado, em 10 de maio, é a primeira vez que o mapa do Estado tem tantos municípios em situação de risco.

As áreas de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Pelotas, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Santa Rosa estão em bandeira laranja. A última, que se encontrava em bandeira amarela (baixo risco), passou para laranja nesta rodada. Somente as regiões de Taquara e Bagé se encontram em bandeira amarela.

De acordo com o relatório do Estado, o número de novos registros de hospitalizações por coronavírus nos últimos sete dias apresentou aumento de 20%, se comparado com a semana anterior. Passou de 512 para 613. O número de internados em leitos clínicos para covid-19, por sua vez, passou de 365 para 478 – um crescimento de 31%. 

Fonte: GaúchaZH 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS