599 projetos aprovados e 1.767 empregos gerados no semestre em Erechim
Dados do CAGED mostram saldo positivo em junho com 205 novas vagas e consolidam tendência de crescimento, impulsionada por investimentos públicos, agilidade na aprovação de projetos e ações de qualificação profissional
Erechim segue firme na trajetória de crescimento econômico e geração de oportunidades. De janeiro a junho de 2025, o município registrou a criação de 1.767 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No mês de junho, foram 2.010 admissões e 1.805 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 205 novas vagas formais. Os setores que mais contribuíram para esse desempenho foram o Comércio, com 156 novas vagas, seguido pelos Serviços, com 62, e a Agropecuária, que registrou saldo de 3 empregos.
Agilidade
Esse cenário está diretamente relacionado à atuação da Iniciativa Privada e também da Prefeitura de Erechim, como por meio da Sala de Aceleração de Projetos, vinculada à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação. De janeiro a julho, 599 projetos já foram analisados e aprovados com agilidade, fomentando novos empreendimentos e a ampliação de empresas já instaladas.
O engenheiro civil Jonas Demoliner Bordin trabalha em uma empresa metalúrgica e de pré-moldados e destaca que a rapidez na aprovação acaba demandando mais serviços, mais mão de obra, entre outros. “Os clientes que fecham obras de pré-moldados ou metálicas precisam de uma rapidez na construção da edificação. Então o projeto ser aprovado rápido pela Prefeitura facilita para todos”, comenta.
Qualificação e oportunidades
Além disso, o município também se destaca pelas ações voltadas à qualificação profissional, com investimentos constantes em parceria com o Sistema S, instituições de ensino técnico e superior, e demais organizações que promovem a formação de mão de obra qualificada, alinhada às demandas do mercado local.
Outro indicativo da movimentação econômica está no número de oportunidades ofertadas pelo FGTAS/Sine de Erechim, que atualmente conta com 431 vagas de emprego disponíveis, em diversas áreas de atuação, reforçando o dinamismo do setor produtivo.
Para o prefeito Paulo Polis, os dados confirmam o momento positivo vivido pela cidade. “Estamos construindo um ambiente fértil para os negócios, com planejamento, agilidade na gestão pública e valorização das pessoas. A geração de emprego é um dos pilares do nosso desenvolvimento, e vamos seguir trabalhando para que Erechim continue sendo referência em oportunidades e qualidade de vida”, destaca.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação