500 profissionais devem passar pelo Qualificar Erechim + Empregos, neste ano

Programa oferece cursos de costura, mercado digital, elétrica predial, elétrica industrial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação, solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks

Investir em qualificação profissional, gerar novas oportunidades de trabalho, melhorar o rendimento financeiro e oferecer serviços de excelência para empresas, consumidores e a população. Esses são os objetivos do programa Qualificar Erechim + Empregos realizado pela Prefeitura de Erechim, por meio Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, que neste ano pretende capacitar mais 500 profissionais de diferentes áreas.

Qualificação permanente

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, explica que o programa Qualificar Erechim + Empregos é uma ação permanente para desenvolver novas habilidades, competências técnicas e de comportamento, que atendam as necessidades da economia atual.

Novas oportunidades

“Com isso, a proposta é ampliar as oportunidades de trabalho, profissionalizar as diferentes áreas de atuação, sejam elas atividades industriais, tecnológicas, agrícolas, de serviços, mas, principalmente, focar no desenvolvimento humano e na melhoria financeira do trabalhador”, explica o secretário.

Números

Conforme o secretário, Emerson Schelski, a estimativa é que, em 2022, o número de pessoas qualificadas ultrapasse 500 trabalhadores. “Temos curso em andamento de costura (2 turmas), mercado digital, elétrica predial, elétrica industrial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação (2 turmas)”, afirma.

E, acrescenta, “isso representa, neste momento, 149 pessoas sendo capacitadas, 72 aguardando o início de curso nos próximos dias, 26 pessoas que já concluíram e mais 184 profissionais na espera de cursos em fase de orçamento e posterior licitação. Deveremos chegar até o final do ano a marca de no mínimo 431 matrículas”.

Ele lembra que já foram realizados também, neste semestre, curso de solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks, eletricidade industrial. “Em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizamos os cursos de modelagem industrial em audaces e programa e controle de produção”, disse.

Curso de gastronomia italiana

É importante destacar que estão abertas as inscrições para o curso de Gastronomia Italiana, em parceria com a FAINORS, que tem o objetivo de resgatar, valorizar, difundir a cultura italiana e desenvolver o Turismo Rural. “Além disso, estamos ajustando a parceria com o IFRS para novos cursos”, afirma.

O programa Qualificar Erechim + Empregos faz parte do maior plano de investimentos da história do município, o Investe + Erechim, que prioriza o desenvolvimento humano, social e econômico, está relacionado a todas as áreas, educação, saúde, tecnologia, comércio, indústria, serviços e meio ambiente.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS