Secretários de Saúde da região se reúnem em Erechim

Na segunda-feira (30) foi realizada uma reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), que reúne os gestores da Região de Saúde 16 – Alto Uruguai Gaúcho, e que tem como presidente, Jandir Cassol, do município de Marcelino Ramos. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Erechim e também contou com a participação de secretários adjuntos e técnicos.

O objetivo era debater a elaboração dos Planos Municipais de Saúde, que são elaborados de acordo com o regramento legal, no primeiro ano da administração municipal, válido para os quatro anos seguintes. O documento serve como um instrumento balizador das ações e serviços de saúde a serem executados no período, sempre partindo de um diagnóstico preciso da situação de saúde do município.

A técnica de Frederico Westphalen, Graziela Piovesan, apoiadora do Conselho, explanou sobre o assunto com o intuito de auxiliar os novos secretários e técnicos na elaboração do documento, que contempla, em síntese, os dados do município, análise situacional, diagnóstico, ações e programas de saúde e metas para o Quadriênio 2018/2021.

Para Jackson Arpini, secretário adjunto da Saúde de Erechim, o encontro foi produtivo porque, além da presença de vários municípios da região, oportunizou a troca de experiência entre os técnicos da área, no sentido de corroborar para a elaboração do Plano de Saúde e, igualmente, do Plano Anual de Saúde (PAS).

Também durante o encontro os municípios de Getúlio Vargas, Erebango e Charrua apresentaram suas experiências na elaboração do Plano, visando subsidiar os outros municípios na elaboração do documento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais