Emater ministra curso de dieta da vaca leiteira para alunos do Colégio Agrícola

A Emater/RS-Ascar está ministrando uma edição do curso da Dieta da Vaca Leiteira, especificamente, para alunos do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando. O curso, com 32 horas/aulas, para 42 alunos do ensino médio, iniciou na segunda-feira (29/07) e encerra na quinta-feira (1º/08), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). O conteúdo programático, teórico e prático, vem sendo repassado pelo assistente técnico regional em sistemas de produção animal e doutor em Agroecossitemas, Vilmar Fruscalso, pelo engenheiro agrônomo Oberdan Scolari, e pelo médico veterinário Walmor Gasparin, todos da Emater/RS-Ascar.

Dentre os temas repassados estão nutrição de ruminantes, alimentação (volumosos, conservados e concentrados, minerais e aditivos), fisiologia digestiva, período de transição, escore da condição corporal, prática de avaliação das pastagens, doenças metabólicas, Nubol System, cálculos da dieta, entre outros. Com o uso de computadores, os alunos acompanham tabelas nutricionais para os animais, sendo mais uma ferramenta para atender a dieta nutricional, bem-estar animal, custos, entre outros dados.

Os alunos também participam de outros cursos oferecidos pela Emater/RS-Ascar e ministrados no Cetre. Além do curso da Dieta da Vaca Leiteira, o Cetre oferece curso Secagem e Armazenagem de Grãos de Boas Práticas de Fabricação, de Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães); Panificação e Processamento de Farináceos (biscoitos e bolachas); Citricultura; Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados; Gestão de Agroindústria, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares e Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural. Apoiam a iniciativa o Sicredi e a Cresol.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3321-0973 ou site www.emater.tche.br

Comentários estão fechados.