Mais de onze milhões de crianças devem ser vacinadas em campanha contra sarampo e pólio, diz Ministério

Crianças de 1 até 5 anos devem ser vacinadas seja qual for a situação vacinal. Objetivo é aumentar cobertura vacinal no país.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomelite. Segundo o Ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas e a meta é vacinar 95% destas crianças.

A campanha começa no dia 6 de agosto e vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

O foco da campanha deste ano é aumentar a cobertura vacinal em todo o país. Para isto, a campanha pretende vacinar todas as crianças de 1 até 5 anos, para manter coberturas homogêneas de vacinação.

O Ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Fonte: g1.globo.com

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais