Em noite de chuva, fiéis participam da procissão e encenação da Paixão de Cristo

Partindo em procissão da Catedral, do Santuário e da Paróquia São Cristóvão, na noite desta sexta-feira santa, fiéis enfrentaram a chuva e se dirigiram, à Praça Prefeito Jayme Lago, acompanhando cantos, orações e reflexões, vivendo a morte de Cristo.

Ao chegarem à Praça, os participantes ouviram a mensagem do Bispo Diocesano de Erexim, Dom José Gislon, e do Pastor Orlando Saab, da Primeira Igreja Batista da cidade e Presidente do Conselho dos Pastores das Igrejas Evangélicas de Erexim.

Dom José recordou que Jesus passou pelo mundo fazendo o bem, testemunhou a compaixão e a misericórdia pelos caídos. Destacou que a cruz se tornou o lugar do qual Cristo atrai o mundo a si, do qual salva os seres humanos do veneno do pecado que destrói a paz e fomenta a violência, que tira a vida de tantos irmãos e irmãs em nosso país, dos quais uma alta porcentagem é de jovens. Na cruz, realizam-se as palavras do profeta Isaías a respeito do Servo sofredor. Concluiu desejando que a violência manifestada na Paixão do Senhor, presente também em nossa sociedade, não sufoque em nenhum coração a responsabilidade e não roube a esperança de se trabalhar juntos pelo crescimento de uma cultura da paz, por uma sociedade pacificada e pacificadora, que expresse a presença de Cristo Ressuscitado, Senhor da Vida, que caminha com seu povo, para que todos tenham vida e vida em abundância. (Adiante, íntegra da mensagem do Bispo)

Pastor Orlando centrou sua reflexão na passagem do Evangelho de São Lucas que fala dos dois ladrões crucificados com Jesus. Um o insultou e o desafiou a salvar a si e a eles dois. O outro, confiante na misericórdia divina, repreendeu seu companheiro de suplício, reconheceu os pecados cometidos e implorou clemência, recebendo de Jesus a certeza de que naquele mesmo dia estaria com ele no paraíso. O Pastor questionou a todos perguntando qual seria a resposta pessoal de cada um a Cristo, a do ladrão revoltado ou a do arrependido. Exortou a todos à confiança em Cristo que, com sua morte, garante o perdão do pecado humano.

A Secretária de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli, cumulativamente titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em nome do Prefeito Municipal, agradeceu a todos que ajudaram na organização do evento e dele participaram, assinalando o centenário do município de Erexim. Declarou que participação dos presentes, enfrentando a chuva, revelava a obstinação dos pioneiros da região. Desejou que Deus continue a abençoar a todos, dando esperança e paz. Lembrando que Páscoa é passagem, desejou que seja passagem da não esperança para a esperança.

Em seguida, a Cia Insight de Teatro, com participantes do grupo de teatro Geração Arte do Bairro São Vicente de Paulo, apresentou a encenação da Paixão de Cristo. Seu primeiro cenário foi o Jardim das Oliveiras para onde Cristo se dirigiu após a Ceia Pascal e onde ficou em oração, entrando em agonia. Para lá se dirigiu Judas com os soldados para prendê-lo, dando-lhe o beijo da traição. O cenário seguinte foi o Palácio de Pilatos, onde as autoridades civis e religiosas judaicas exigiram que o condenasse à morte. Pilatos ordenou que Jesus fosse castigado a rigor para despois soltá-lo. Porém, depois de flagelado, as mesmas autoridades exigiram que ele fosse condenado à morte de Cruz. Levaram então Jesus para o local da crucificação. Ao longo do caminho, soldados o espancaram violentamente. No trajeto, Jesus recebeu a ajuda de Simão de Cirene, o conforto de sua mãe, de Verônica que lhe enxugou o rosto e das mulheres que lhe manifestavam compaixão. Depois de crucificado e descido da Cruz, Jesus foi levado ao sepulcro. Na cena final, Cristo apareceu ressuscitado aos discípulos com sua mãe, repreendeu Tomé por não acreditar na sua ressurreição e os enviou a anunciar ao mundo seu Evangelho de salvação. A mãe de Jesus concluiu exortando aos discípulos a saírem pelo mundo a trabalhar por uma sociedade de fraternidade e de paz. Em expressiva apoteose, os atores retornaram ao palco principal, recebendo calorosos aplausos do público presente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais