1º de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Tendo em vista a Pandemia da Covid-19 e respeitando as regras de distanciamento social, este ano a Secretaria de Saúde do Município de Erechim, através do SAE (Serviço de Assistência especializada em HIV/AIDS e IST) não realizará a sua tradicional atividade de rua para a divulgação da importância da Prevenção para o HIV e outras IST.

Importante fazer um alerta sobre o aumento do número de atendimentos relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis e por consequência e diagnóstico de novos casos de HIV. O diagnóstico para IST e HIV leva apenas 15 minutos através da realização dos testes rápidos que podem ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

A pessoa que teve uma situação de risco, relação sexual sem preservativo, é gestante, deve procurar uma UBS e realizar o teste. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que tem à disposição de empresas, parceiros, entidades, colaboradores e população em geral, material informativo (cartazes e folderes) sobre HIV e IST assim como preservativos masculinos e femininos.

 2020 – As pandemias de HIV e COVID-19

 AIDS e Covid-19 têm em comum o fato de, inicialmente, a disseminação das duas doenças por todo o globo ter ocorrido quando o agente etiológico delas era desconhecido. O vírus da Covid-19, entretanto, foi rapidamente identificado e medidas sanitárias para sua contenção foram imediatamente estabelecidas.

Diferentemente da pandemia atual pela Covid-19, há quase 40 anos, em 1981, surgia o primeiro paciente portador de AIDS nos Estados Unidos. Mesmo não tendo uma vacina ainda disponível, há vários métodos para sua prevenção.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.