Palestra com Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS é promovida pelo HC

Dia Mundial de Luta contra a AIDS é 1º de dezembro

Com a proximidade do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1º de dezembro, o Hospital de Caridade de Erechim promoveu uma palestra sobre o tema para os seus funcionários. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.O evento foi realizado no dia 23 de novembro e a palestrante foi a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS, a enfermeira Clarice Maroso, que chamou a atenção para o fato de que qualquer pessoa pode contrair o vírus da AIDS e, assim, a prevenção torna-se tarefa de todos. Ela apresentou o paradigma temporal da prevenção – começando com o clássico uso da camisinha –; riscos e vulnerabilidade; e prevenção combinada. Esta última é uma decisão política de conjugação de estratégias de prevenção, que envolve intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais.

A palestrante apresentou o contexto epidemiológico do HIV no Brasil e indicadores de Erechim. Segundo ela, cerca de 40 mil novos casos de AIDS surgem por ano e tem sido constatado o crescimento da epidemia entre jovens de 15 a 24 anos. Em 2004, a taxa de detecção de novos casos era de 9,6 por 100 mil habitantes. Em 2015, esse índice subiu para 13,9 por 100 mil habitantes.Clarice informou que o primeiro caso de AIDS, na cidade, ocorreu em 1993. De 2011 a 2017 foram notificados 156 novos casos de AIDS, sendo 69 do sexo feminino e 87 do masculino. Nesse mesmo período, foram a óbito 69 pacientes. Em 2017, foram 21 novos casos detectados por meio da triagem SUS – sorologia, triagem SUS –, teste rápido, triagem particular, hospitalizados e Banco de Sangue. O maior número foi com o teste rápido (de apenas 15 minutos), que pode ser realizado nas UBSs. Na opinião da palestrante, esta modalidade tem se tornado eficiente para dar início imediato ao tratamento da doença. A faixa etária de maior incidência é dos 20 aos 40 anos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais