Tarde de atividades e conscientização no outubro rosa de Cruzaltense

“Cuide de você como quem cuida de uma rosa- declare seu amor por você mesma”. Com este slogan a  prefeitura de Cruzaltense reuniu as secretarias de saúde, educação, assistência social, a Câmara de Vereadores e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar para realizar uma tarde de integração e conscientização sobre o câncer de mama.  A atividade foi realizada no dia 20 durante toda a tarde.

Foram realizadas oficinas de dança, maquiagem, manicure e cabelo, organizadas pela Secretaria de Assistência Social.  Toda a equipe da Secretaria da Saúde também participou do evento, levando informações sobre o câncer de mama, alimentação, exercícios físicos e prevenção da doença. O lanche servido durante a tarde era composto de frutas, ajudando a alertar sobre a importância da prevenção, já que a obesidade e o baixo consumo de frutas e vegetais é um dos fatores de risco de desenvolvimento da doença.  Os médicos também encaminharam mulheres para fazer mamografia.

Um dos momentos mais importantes da tarde foi o depoimento de mulheres que venceram o câncer de mama. Quatro mulheres contaram a sua história e atestaram que é possível enfrentar e curar a doença.   A secretária de Assistência Social Rosângela Loureiro da Silva, destaca que o conjunto de atividades foi planejado para melhorar a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Quando descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura”, destacou. O Sutraf orientou sobre aposentadoria e a Câmara de Vereadores realizou uma mateada. Além do sorteio de brindes, as mulheres que participaram da atividade ganharam uma rosa.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais