1º Fórum de Economia Criativa coloca Erechim no cenário estadual da cultura

Estimular, qualificar e capacitar rede de serviços, negócios inovadores, gestores públicos, representantes de entidades culturais, organizações, terceiro setor oferecendo aos participantes oportunidade de construir visão e conceito referente a gestão de processos criativos no Alto Uruguai.

Foi com este mote de trabalho que o município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) deram início, na tarde desta segunda-feira (30) ao 1º Fórum de Economia Criativa do Alto Uruguai no Centro Cultural 25 de Julho com a presença da secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo.

Após a apresentação artística que encantou a todos os presentes e composta a Mesa de Trabalhos, Leandro Basso, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo destacou que a cultura produz aquilo que dá satisfação à vida. Motivação para acordar todas as manhãs com um objetivo comum, que é transformar o mundo cada vez melhor para todos. “A Economia criativa é poder se reconstruir no tempo e no momento que se exige. Erechim se abre para aquilo que necessita ser feito e a região do Alto Uruguai tem uma grande diversidade cultural e vai atrair turista e moradores, de saber o que eu e minha entidade vamos fazer para a sociedade”.

Juliano Zuanazzi, presidente da AMAU, pontuou a iniciativa como muito positiva na realização do Fórum em Erechim. “Uma sociedade mais desenvolvida tem na economia criativa a sua base de sustentabilidade, de fundamentar para melhorar a vida de nossas sociedades. Um momento para se criar alternativas fortes para melhorar a nossa sociedade”.

Beatriz Araújo garantiu que o Fórum coloca a região numa condição de chamar a atenção para a Economia Criativa. “Nosso Estado possui grande diversidade. Queremos a preservação da cultura e gerar dividendos, um incremento que irá fazer a diferença, pois trazemos o que temos de melhor da pasta para Erechim. Vamos estar juntos nos próximos anos e fomentar a cultura”.

Durante a tarde ocorreu a apresentação do Programa RS Criativo com Ana Fagundes, Diretora de Artes e Economia Criativa da SEDAC e o Sistema de Financiamento e os Mercados da Arte com Alexandre Vargas, coordenador da Equipe TECNA/PUCRS – RS Criativo.

Nesta terça-feira, 1, os trabalhos iniciam às 8h com o painel Criatividade: a ponte da era pós digital com Neidmar Alves. Ás 10h30 acontece o Mini TED, projetos contemplados no Edital Erechim 100 Anos de Cultura.

Á tarde, às 13h30, A trajetória de Erechim Rally Erechim com Claudio Pagliosa às 15h, Incubadora tecnológica através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e às 15h30 Colegiado das Primeiras Damas da AMAU, Mostra de Talentos do Alto Uruguai.

Os trabalhos encerram às 15h45 com o encontro de gestores do Alto Uruguai com o tema os municípios da AMAU ante os desafios para a construção de políticas públicas criativas e inovadoras nos municípios da região, tendo como mediador Juliano Zuanazzi.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais