Portal de Marcelino localiza e mostra a espada que era usada pelo lendário Coronel Teixeira

Uma relíquia que faz parte da história de Marcelino Ramos está passando de geração para geração e hoje se encontra guardada e muito bem preservada em São Paulo (SP). Trata-se da espada do Coronel Domingo Teixeira, uma figura lendária envolvida em muitas histórias. O enigmático Coronel Teixeira foi um personagem marcante da história de colonização do município. A arma foi usada em muitos confrontos na época por ele e também pelo filho Setembrino Texeira na Revolução de 1930, que foi revolta armada organizada pelas oligarquias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba contra o governo vigente.

A espada de Coronel Teixeira chegou até as mãos do neto dele, Elvaristo Teixeira do Amaral, no final dos anos 50 que viveu por toda a infância e adolescência em Marcelino Ramos. Hoje aos 77 anos, Elvaristo Teixeira do Amaral, mora em São Paulo. Seguindo a tradição da família, a espada foi repassada para o neto Victor Barcellos ao completar 18 anos.

Durante contato com o Portal de Marcelino na noite deste sábado (29) Victor Barcellos contou que a espada está muito bem preservada. Ela tem o brasão do Brasil na empunhadura. O avô de Victor se recorda de muitos fatos da época e a família, segundo Victor, planeja uma viagem para Marcelino Ramos no final do ano.

Mais informações sobre Coronel Teixeira CLIQUE AQUI

 Fonte: Portal de Marcelino Ramos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais