Portal do Processo seletivo 2019/1 do IFRS está no ar

Está no ar o site do Processo Seletivo de estudantes para ingresso em cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no primeiro semestre do próximo ano (2019/1). No endereço eletrônico ingresso.ifrs.edu.br, já é possível conferir o cronograma, saber os cursos que serão ofertados, informar-se sobre o sistema de cotas e acessar provas de processos seletivos anteriores.

Este processo seletivo vai ofertar vagas para cursos técnicos e superiores nos 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e  Viamão.

É importante saber:

Para estudar em um dos cursos técnicos ou de graduação ofertados pelo IFRS, é preciso ser aprovado em processo seletivo. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado, por meio do Site do Processo Seletivo do IFRS.

·    Para cursos técnicos integrados ou concomitantes ao Ensino Médio, deve-se realizar a prova;

· No caso dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e dos superiores, pode-se optar por:

I – inscrever-se e utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação;

II – realizar a prova;

III – concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

É importante lembrar que as informações, orientações e datas de cada processo de seleção são publicadas em um documento chamado de edital, o qual ficará disponível no site do Processo Seletivo. Os candidatos precisam ler o edital com atenção.

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/1:

14/09 – Publicação do Edital de Isenção da Taxa de Inscrição

17 a 28/09 – Período de Solicitação de Isenção

02/10 – Publicação dos Editais do Processo Seletivo

03/10 – Resultado das Isenções

08/10 a 07/11 – Período de Inscrições

02/12 – Prova

 O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Comentários estão fechados.